Consumo elevado continua na dianteira da economia em 2013, analisa Fecomércio-SC

Atualizado em 14 dezembro, 2012

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE essa semana, apontou que o comércio varejista registrou em outubro uma variação de 0,8% no volume de vendas e 1,1% na receita nominal, em comparação com o mês anterior – com o ajuste sazonal. Os resultados expressam o quinto mês consecutivo de crescimento do volume e o oitavo mês com elevação da receita.

Na comparação com outubro de 2011, em termos de volume, o varejo apresentou variação de 9,1%; já no quadro de referência da renda nominal, o avanço foi de 13,9%. No acumulado do ano e no acumulado dos 12 meses, o volume de vendas cresceu, respectivamente, 8,9% e 8,5%. Nos mesmos padrões de referência, respectivamente, a receita nominal evoluiu 12,3% e 12%.

Para a Fecomércio-SC, esse resultado reflete o atual momento da economia nacional. “Os dados são síntese dos efeitos dinâmicos do crescimento da massa salarial brasileira e catarinense, do crédito facilitado e da política do governo federal de reduzir o imposto sobre produtos industrializados, o que acabou por acarretar uma consecutiva redução do preço dos produtos alcançados pela medida”, afirma Maurício Mulinari, economista da federação.

Das dez atividades que compõe a pesquisa, somente três registraram queda no volume de vendas em relação ao mês de setembro: “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e domésticos” (-0,1%), “Combustíveis e lubrificantes” (-0,3%) e “tecidos, vestuários e calçados” (-2,2%). Os outros sete setores tiveram variação positiva:

• Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,4%);

• Veículos e motos, partes e peças (13,3%);

• Livros, jornais, revistas e papelaria (5,2%);

• Outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,3%);

• Material de construção (2,8%);

• Móveis e eletrodomésticos (1,4%);

• Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebida e fumo (0,4%);

Em relação ao mesmo período do ano passado, todas as atividades do varejo tiveram variações positivas no volume de vendas, sendo que o segmento que mais contribuiu para a taxa global do varejo, na comparação com o ano passado, continuou sendo os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (33%). O setor de móveis e eletrodomésticos, com aumento de 13% no volume de vendas também com relação a outubro do ano anterior, gerou o segundo maior impacto na formação do desempenho do comércio (26%).

Já no varejo ampliado houve crescimento de 8%, em relação ao mês anterior, para o volume de vendas, e de 4,7% para a receita nominal – ambos com ajuste sazonal. Quando a comparação é com outubro de 2011, sem o ajuste sazonal, a variação foi de 14,5% para o volume de vendas e 15,6% na receita nominal.

Segundo Mulinari, essa movimentação positiva do consumo deve continuar se expandindo no restante do ano corrente e também no próximo.

Leia também

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar

ECONOMIA 13 abril, 2024

Vendas no varejo restrito cresceu 1,7% em fevereiro

ECONOMIA 11 abril, 2024

Consumidor avalia positivamente o comércio durante a Páscoa deste ano, revela relatório