MERCADO

Crise institucional adia Reforma da Previdência e ajuste fiscal, avalia Fecomércio SC

Atualizado em 08 janeiro, 2020

Foto: Marcos Corrêa/PR

O Governo Federal anunciou na noite de segunda-feira (19) que a Reforma da Previdência saiu da pauta e da agenda do Congresso por conta da publicação do decreto de intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro, visto que geraria insegurança jurídica na tramitação da PEC 241. A Constituição veda alterações na legislação durante este período de exceção.

A suspensão da Reforma da Previdência, no entanto, não é apenas consequência da intervenção no RJ, conforme avalia a Fecomércio SC. “Além do impedimento legal, a dificuldade de composição de uma base em torno da PEC da Previdência demonstra que o Congresso preocupou-se mais com a possibilidade de enfrentamento da pauta nas urnas do que propriamente com o orçamento e o futuro da própria previdência pública brasileira”, afirma o presidente da Federação, Bruno Breithaupt.

> Mitos e verdades sobre a Previdência

Elemento-chave para equalizar o déficit

A demora na mudança das regras da aposentadoria atrasa o ajuste fiscal e freia a retomada econômica. Para o setor produtivo, a Reforma da Previdência é elemento-chave para equalizar déficit fiscal.

“Sem ela aumentam as incertezas quanto à solvência futura da dívida pública, exigindo prêmios de risco cada vez maiores e minando as possibilidades de investimentos produtivos. Recursos que iriam para setores estratégicos, como saúde e educação, serão escoados apenas para pagar a Previdência”, diz. De acordo com informações do Tesouro Nacional, em 2016 o déficit da Previdência correspondeu a 97% do déficit primário do Brasil, somando R$ 149,7 bilhões.

Leia mais:

Reforma da Previdência: inevitável e necessária

PACOTE ECONÔMICO

Durante a coletiva, que reuniu os principais ministros e articuladores do governo Temer, foi apresentada a nova agenda econômica. O pacote traz projetos estratégicos para o desenvolvimento do ambiente econômico e produtivo brasileiro, entre eles vários que já tramitam nas casas legislativas.

“A falta de ineditismo não diminui a importância dos temas, sobretudo a simplificação tributária, com a reforma do PIS/Cofins, a autonomia do Banco Central, alteração no marco legal das licitações e contratos (PL 6814/2017), desestatização da Eletrobrás (PL 9463/2018) e a nova lei de finanças públicas (PL 295/2016). A questão é se teremos fôlego para aprovar os temas necessários ao país ainda este ano ou seremos tragados pelo mesmo receio de confronto eleitoral das pautas ditas impopulares”, questiona Breithaupt. Segundo o empresário, alguns pontos importantes ficaram de fora, como a lei de falências e o código de defesa do contribuinte.

Completam o pacote: regulamentação do teto remuneratório (PL 6726), reforço das Agências Reguladoras (PL 6621), depósitos voluntários do Banco Central (PL 9248), redução da desoneração da folha (PL 8456), programa de recuperação e melhoria empresarial das estatais (PL 9215), cadastro positivo (PLP 441), duplicata eletrônica (PL 9327), distrato (PLS 774), atualização da Lei Geral de Telecomunicações, extinção do Fundo Soberano.

ACOMPANHE A TRAMITAÇÃO

Os empresários do comércio de bens, serviços e turismo podem acompanhar a tramitação destas e das demais matérias, em tempo real, no aplicativo da Agenda Legislativa da Fecomércio SC. Para fazer o download acesse o Google Play (dispositivos Android) ou App Store (dispositivos iOS) e procure por “Fecomércio SC – Agenda Política e Legislativa”. Se estiver acessando este conteúdo no celular clique aqui.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior