Sete décadas de história

Atualizado em 10 agosto, 2018

Com a imagem de um olhar vislumbrando o horizonte, a campanha da Fecomércio SC em comemoração aos 70 anos sintetiza a própria atuação da entidade: foco no futuro para garantir o dinamismo do comércio, serviços e turismo em Santa Catarina. A Federação celebra sete décadas de fundação hoje reforçando sua missão de orientar, defender e representar as atividades e categorias do setor terciário.

Ao longo das últimas décadas, a entidade esteve alinhada às demandas econômicas e sociais da época. No período do “milagre brasileiro”, entre 1960 e 1970, defendeu o desenvolvimento econômico por meio de ampliação da infraestrutura estadual. Com a ascensão da globalização e da internacionalização dos mercados, na passagem de 1980 para 1990, a competitividade intensificou, exigindo qualificação profissional especializada e outras formas de gestão empresarial. Sintonizada com as novas necessidades, o sistema Fecomércio SC Sesc Senac  ampliou os cursos de informática e línguas para qualificar o catarinense para os novos tempos.

Na implementação do Plano Real, a Fecomércio SC atuou para garantir que a abertura econômica atendesse aos interesses de ganhos de competitividade em uma estrutura regulatória que permitisse a concorrência em igualdade de condições.

O olhar se voltou para a melhoria do ambiente de negócios nos anos 2000. Desburocratização, eficiência produtiva no setor público, política fiscal responsável e construção de instituições sólidas passaram a ser as diretrizes da Federação.

Já próximo a virada da década, o desafio é a reestruturação da atividade sindical após a Reforma Trabalhista, que exige gestão transparente e profissional, além de entidades cada vez mais próximas aos representados. Diante deste cenário, o setor produtivo precisa robustecer a representatividade para ajudar a construir um Brasil mais competitivo, produtivo e, com isso, menos desigual.

Artigo originalmente publicado no jornal Notícias do Dia, edição do dia 10 de agosto de 2018.

Leia também

30 novembro, 2022

Planos de transição e a situação financeira das famílias

19 julho, 2021

Reforma da previdência: uma mudança necessária

21 outubro, 2020

De olho na linha de chegada

28 maio, 2020

Impactos da pandemia em SC