Qual a prioridade do Estado Brasileiro?

Atualizado em 13 novembro, 2018

As eleições 2018 consagraram uma grande renovação como jamais vista. Esse movimento se deu nos mandatos executivos e legislativos, em todo país. Os brasileiros impuseram uma grande derrota às práticas da política que não cabem numa sociedade democrática. Um recado como este não tem mês ou ano para começar: é desde já! Dessa forma, alguns temas devem preocupar aos brasileiros nesse momento.

Como o aumento de salários para o STF e Ministério Público aprovado pelo Senado Federal e as sucessivas promessas de contingenciamento do recurso privado do Sistema S, ou mesmo a extinção de seu financiamento. Produziremos uma agenda nacional focada na qualificação profissional e preparação da população ativa aos desafios da inovação tecnológica, que tem mudado cada vez mais a característica do mercado de trabalho? Ou o contingenciamento de recursos educacionais e de cultura da nossa sociedade? As correções devem ser feitas, e o ajuste é urgente e necessário, mas não pode significar supressão de serviços essenciais, nem pesar apenas sobre a classe produtiva dos empresários e trabalhadores.

Nossos estados hoje estão cada vez mais sufocados pelo endividamento, sem fluxo de caixa e capacidade de gestão das políticas públicas. É nesse cenário que o Sistema Fecomércio SC cumpre um papel fundamental de atendimento dos comerciários e suas famílias desde o ensino infantil ao superior, fazendo parte intensamente da vida do cidadão catarinense há mais de sete décadas. Quando vemos duas medidas como esta serem debatidas à luz do dia e ao mesmo momento, nos resta, claro a dissonância entre as prioridades da sociedade e as da classe política atual. Não podemos assistir apenas a deterioração da qualidade do ensino, da cultura, da qualificação profissional e do futuro do país.

Resta uma pergunta: qual a prioridade do Estado brasileiro?

Artigo originalmente publicado no Notícias do Dia de 10 e 11.11. 2018

Leia também

30 novembro, 2022

Planos de transição e a situação financeira das famílias

19 julho, 2021

Reforma da previdência: uma mudança necessária

21 outubro, 2020

De olho na linha de chegada

28 maio, 2020

Impactos da pandemia em SC