Gasto médio para compras do Dia dos Pais 2014 será mais alto

Atualizado em 03 janeiro, 2018

A expectativa de gasto médio dos catarinenses com as compras para o Dia dos Pais, este ano, será mais alta do que no ano passado, passando de R$ 143,49 para R$ 166,44. A Pesquisa de Intenção de Compras do Dia dos Pais 2014 da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC) revela ainda que moradores da Capital gastarão mais do que as outras cidades do Estado (R$ 244,68 por pessoa), seguidos pelos de Itajaí, com R$ 195,05, e Criciúma, com R$ 172,03.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

Outro dado levantado pela pesquisa é a evolução da situação financeira das famílias, com quase a metade declarando estar em situação melhor (48,5%) do que a do mesmo período do ano anterior. Apenas 14,6% afirmaram que estão em pior situação e 36,8% disseram estar em situação igual.

Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o crescimento da expectativa de gasto médio no Estado é bastante considerável (15,99%), acima da inflação do período, que foi de 6,52% segundo o IPCA do IBGE. Portanto, com crescimento real de 9,47%.

“A inflação mais controlada nos últimos meses e o clima favorável gerado pela Copa do Mundo auxiliam nesta expectativa positiva de gasto médio do catarinense. Porém, os dados de consumo das famílias mostram ainda que esse otimismo não vem se consolidando no crescimento das vendas”, comenta Breithaupt.

Para o presidente da FCDL/SC, Sergio Medeiros, a perspectiva de aumento dos gastos dos catarinenses nesta data tão importante anima os lojistas do Estado, que estão sofrendo com a desaceleração da economia.
“Esperamos que a expectativa positiva se concretize e os pais recebam muitos presentes no dia 10 de agosto”, enfatiza Medeiros.

O estudo, que tem o objetivo de orientar os empresários para as vendas e revelar as principais tendências de compras para este ano, foi realizado entre os dias 21 e 23 de julho nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. Foram entrevistadas 2.800 pessoas.

Perfil

Sobre o perfil dos consumidores catarinenses, dados do estudo mostram que as mulheres são a maioria (57%), com idade entre 18 e 25 anos (37,1%). A cidade com a maior representatividade feminina na intenção de presentear os pais é Chapecó (67,8%), seguida de Criciúma (56,5%).

A renda média dos entrevistados que afirmaram não deixar a data passar em branco fica entre R$ 1.418 e R$ 3.763 em Santa Catarina (44,8%). Outra informação divulgada no estudo é de que a maior parte das famílias possuem trabalhadores com carteira assinada (58,9%).

Pagamento e pesquisa de preço

Em Santa Catarina, a pretensão de pagamento das compras será em dinheiro (70%). Joinville é a cidade com maior número de consumidores que afirmaram preferir pagar à vista (80,2%), seguida de Blumenau, com 71,8%, e Chapecó, com 70,2%.

Boa parte dos consumidores (66,9%) afirmou, também, que irá fazer pesquisa de preço antes de fechar a compra. A cidade com maior índice é Lages (77,8%), seguida de Chapecó (70,6%) e Joinville (67,7%).

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

Comércio de rua e roupas

O comércio de rua é o local preferido para garantir o presente do Dia dos Pais. Pelo menos 66,3% dos catarinenses deverão percorrer as ruas das cidades, sendo a segunda opção para ir às compras os shoppings centers (24,8%).

Lages é a cidade onde a maioria dos entrevistados afirmou preferir o comércio de rua para presentear os pais (91,9%). O segundo lugar ficou com Itajaí (81,1%) e o terceiro com Criciúma (75,1%). A cidade onde a opção shoppings centers liderou foi Joinville, com 66,4% declarando preferir o local como preferência na compra da data comemorativa.

O presente escolhido pela maioria dos consumidores sairá do setor de vestuários (53,3%), com destaque para Lages, onde 63,5% disseram que vão comprar roupas, Criciúma (60%) e Chapecó (55,1%). Os perfumes ficaram com a segunda opção (12,5%) e calçados com a terceira (11%).

Além da movimentação tradicional quanto à compra de lembranças, 47,5% dos catarinenses afirmaram que gastarão também com almoço ou jantar fora de casa, tendo moradores de Joinville como destaque (74,6%), Chapecó (71,6%) e Itajaí 46,6%).

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa