Bruno Breithaupt destaca educação, inovação e produtividade na posse da Fecomércio SC

Atualizado em 18 agosto, 2014

A nova diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina tomou posse em solenidade realizada no último sábado, dia 16 de agosto, em Florianópolis. Reeleito em maio para um novo mandato de quatro anos à frente da Fecomércio SC, o empresário de Jaraguá do Sul, Bruno Breithaupt, foi empossado pelo presidente da Fecomércio do Paraná e 2º vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, Darci Piana.

Participaram do evento o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli, os prefeitos de Florianópolis, Cesar Souza Junior, e de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, presidentes de federações estaduais do comércio, entidades representativas, secretários de Estado, empresários, políticos, entre outras autoridades.

Em seu discurso de posse, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, destacou a necessidade de investimentos em educação (infantil, fundamental e técnica) para se enfrentar um problema comum a todo o setor empresarial, a baixa produtividade em consequência da má qualificação da mão de obra e até da falta de infraestrutura. Breithaupt ressaltou que a educação é um pilares da atuação do Sistema Fecomércio em Santa Catarina: “Entendemos que não se pode dissociar a profissionalização da força de trabalho do desenvolvimento econômico”, disse.

O presidente da Fecomércio SC criticou a elevada taxa de juros, que penaliza a produção e onera os investimentos, aumentando o serviço das dívidas e fazendo o empresário repensar a expansão das suas atividades, travando a própria geração de novos empregos. “Além disso, os juros altos diminuem o consumo das famílias, que passam a encontrar piores condições de pagamento e acabam optando por não comprar produtos de valor mais elevado e que teriam margem de retorno mais atrativa para o comerciante”, afirmou.

Breithaupt elogiou o programa de inovação e desenvolvimento tecnológico implementado pelo governo do Estado e apontou a necessidade do setor terciário enfrentar o desafio de inovar em suas práticas e procedimentos. “A vida moderna, com a popularização da internet, estabeleceu novos padrões de consumo caracterizados pela alta volatilidade de produtos e serviços cada vez mais customizados e complexos. O consumidor passou a ser cada vez mais informado sobre os produtos, mais exigente, a ter menos tempo para a compra e a seguir com muito mais velocidade as mudanças na moda”, disse Breithaupt, explicando que o lojista deve não só saber utilizar os avanços na tecnologia da informação e os diferentes meios de comunicação e venda (e isso inclui loja física, e-commerce, celulares, etc.), como saber integrá-los, mantendo alinhadas as informações sobre preços, promoções e mix de produtos.

Clique aqui para ler, na íntegra, o discurso do presidente Bruno Breithaupt.

Fecomércio SC – gestão 2014-2018

Presidente: Bruno Breithaupt
Vice-presidente: Célio Spagnoli
Vice-presidente Financeiro e de Gestão: Atanázio dos Santos Netto
Vice-presidente de Habitação: Sergio Luiz dos Santos
Vice-presidente de Serviços: Orivaldo Besen
Vice-presidente de Varejo: Sandro Moretti
Vice-presidente de Atacado: Amarildo José da Silva
Vice-presidente de Supermercados: Adriano Manoel dos Santos
Vice-presidente de Comércio Farmacêutico: Romildo Letzner
Vice-presidente de Turismo e Região Sul: Fernando Willrich
Vice-presidente Grande Florianópolis: Marcelo Faria Brognoli
Vice-presidente Planalto Serrano: Roque Pelizzaro Júnior
Vice-presidente Região Oeste: Francisco Antônio Crestani
Vice-presidente Região Norte e Planalto Norte: Herton Scherer
Vice-presidente Vale do Itajaí: Egon Ewald
Representantes CNC Titulares: Bruno Breithaupt e Celio Spagnoli
Representantes CNC Suplentes: Francisco Antônio Crestani e Egon Ewald
Suplentes da Diretoria: Francisco Gomes de Oliveira, Rogério Isnar Patrício, Geraldo Censi, Frederico Hardt, Orival Henrique Seola, Ruy Nuernberg, Waldir Pedro Binotto e Walter Hoeller de Souza
Conselho Fiscal – Titulares: Célio Fiedler, Ivo Ewald e Lúcio José de Matos
Conselho Fiscal – Suplentes: Luiz Alfredo Werka, João Pedro da Silva Rosa e Vanderlei Rogério de Limas

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior