TST mantém jurisprudência sobre a contribuição assistencial

Atualizado em 21 agosto, 2014

Em sessão extraordinária, o Pleno do Tribunal Superior do Trabalho colocou em votação a proposta de alteração da redação do Precedente Normativo 119 e o cancelamento da Orientação Jurisprudencial 17 da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC), que tratam da contribuição para entidades sindicais. A proposta foi aceita por 12 votos, contra 11 votos contrários.

O Regimento Interno do TST, porém, exige, para a aprovação, revisão ou cancelamento de súmula ou de precedente normativo, a maioria absoluta, ou seja, 14 votos. Por esse motivo, embora houvesse maioria a favor da mudança, o Pleno declarou, regimentalmente, a manutenção da redação atual do PN 119 e da vigência da OJ 17.

Os dois verbetes consideram que a cobrança da chamada contribuição assistencial de trabalhadores não sindicalizados viola o direito constitucional à livre associação e sindicalização. Há anos as entidades sindicais vêm trazendo ao TST sua preocupação com este entendimento e defendendo a contribuição obrigatória, extensiva a todos os trabalhadores das categorias representadas pelos sindicatos. Sua principal alegação é que as negociações e acordos coletivos beneficiam a todos, independentemente de filiação. O tema foi encaminhado até mesmo à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

As centrais sindicais brasileiras apresentaram, em 2014, representação ao Conselho de Administração da OIT contra o TST e o Ministério Público do Trabalho, para que o organismo intervenha, como mediadora, para que o TST reveja sua jurisprudência. O ministro Antonio José de Barros Levenhagen, que já se declarou favorável à alteração, tem recebido, desde que assumiu a presidência do TST, em março, diversas manifestações das entidades sindicais e, por isso, tomou a iniciativa de encaminhar a proposta. "Foram inúmeras visitas de sindicalistas", afirmou Levenhagen. "Na última delas, há cerca de duas semanas, compareceram as cinco centrais sindicais".

Posição da Fecomércio

Contrária à decisão do TST, a Fecomércio SC entende que a exigibilidade da contribuição assistencial é vinculada ao exercício do poder de representação da entidade sindical, devendo seu pagamento ser obrigatório para toda a categoria quando incluída na Convenção Coletiva de Trabalho. O sistema sindical brasileiro está baseado na representatividade por categorias. Sendo assim, as entidades sindicais possuem representação sobre toda sua base, e o trabalho realizado pelos sindicatos é aproveitado por todos. Logo, é justo que todos os componentes da categoria participem do custeio das atividades, mesmo que não sejam associados.

Vice-presidente da Fecomércio SC e presidente da Câmara Empresarial de Relações Trabalhistas da entidade, o empresário Célio Spagnoli lamentou a decisão do TST. "Entendemos que a taxa assistencial deveria ter legitimidade uma vez instituída pela negociação coletiva. Deveria ser legítima tanto para o segmento laboral quanto para o setor produtivo, pois está prevista no artigo 8, inciso 3 da Constituição Federal e no artigo 513, alínea E, da CLT. Com essa decisão, os dois segmentos só têm a perder, já que a negociação coletiva representa a vontade de todas as partes, associados e não associados", afirmou Spagnoli.
 

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa