Carta do Comércio é apresentada em Joaçaba

Atualizado em 01 outubro, 2014

A Fecomércio SC apresentou a empresários e dirigentes sindicais de Joaçaba a sua Carta do Comércio, documento com o resultado da pesquisa realizada com os empresários do setor terciário para identificar os principais entraves que afetam a produtividade e competitividade das empresas. Durante reunião do Observatório do Comércio, realizada na terça-feira, 30, foram divulgados os indicadores macroeconômicos do Meio-Oeste de Santa Catarina e a pesquisa compilada na Carta do Comércio, além de ouvir as demandas do empresariado local. O encontro contou com a presença do candidato à reeleição à Câmara Federal, deputado Jorginho Mello (PR), e do candidato a deputado estadual, Ricardo Grando (PR).

O diretor-executivo da Fecomércio SC, Marcos Arzua, lembrou que o Observatório do Comércio, realizado semestralmente em todas as regiões do Estado, é um dos principais instrumentos que a federação e o comércio catarinenses têm para poder discutir a produtividade do setor. "Essa coleta de informações e esse debate ampliado com os setores que representamos vai nos permitir identificar onde é que estão, exatamente, esses gargalos e fazer uma interlocução muito melhor da nossa entidade de representação dos sindicatos com o poder público", destacou Arzua.

Na reunião de Joaçaba, também foram discutidos os esforços da Fecomércio SC e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) para coibir a venda de produtos falsificados, contrabandeados ou de origem duvidosa, em comércios eventuais, conhecidos como "Feiras do Brás". A Fecomércio e a Fecam firmaram, em 2013, um Termo de Cooperação para dificultar a realização dessas feiras itinerantes no Estado.

O Observatório do Comércio realizado em Joaçaba reuniu os presidentes e membros das diretorias do Sindilojas, Sindrecom e Siprofarma, gerentes do Sesc da região Oeste e representantes da Rota da Amizade e do Convention & Visitors Bureau.