Fecomércio SC e Celesc lançam Programa de Eficiência Energética

Atualizado em 20 outubro, 2014

Durante reunião de diretoria e câmaras empresariais da Fecomércio SC, realizada nesta segunda, 20, foi lançado o Programa de Eficiência Energética para o setor de comércio e serviços, desenvolvido pela Celesc mediante iniciativa da Fecomércio SC.

Na ocasião, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, reforçou a parceria com a Celesc e se mostrou satisfeito com a estruturação do projeto, esclarecendo a intenção de ampliar o programa para o setor de turismo. Acrescentou, juntamente com o diretor-executivo Marcos Arzua, que o projeto marca o início da parceria entre as entidades, que resultará em dados e melhorias significativas para a sobrevivência do setor. “Ficamos contentes com essa aproximação que, ao unir a expertise destas duas entidades, trará mais consistência às ações de sobrevivência, produtividade e inovação do setor. É preciso entender as peculiaridades do comércio no consumo e avaliar como podemos reduzir sua demanda energética”, destacou Breithaupt.

O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, também ressaltou a importância da aproximação entre as entidades e assumiu o compromisso de retornar à Fecomércio SC para compartilhar os projetos de melhoria para a próxima temporada de verão. O assunto é de extremo interesse, já que foi a partir dos problemas de infraestrutura do verão 2014, levantados pela Fecomércio SC, que teve início o debate entre as duas entidades.

O Programa

Para participar do programa que prevê financiamento a juros subsidiados para investimentos em ações ou equipamentos que reduzam a demanda ou economizem energia, as empresas interessadas deverão enviar seus projetos até o dia 19 dezembro. O pré-requisito é estar adimplente com na Celesc.

O valor disponibilizado é de R$ 10 milhões, sendo que R$ 4 milhões serão investidos em projetos de comércio e serviços; Poder Público; rural; serviços públicos e iluminação pública. Os recursos serão disponibilizados na modalidade de contrato de desempenho, ou seja, com retorno do investimento conforme o valor da economia de energia elétrica.

Os recursos destinados à implementação dos projetos serão disponibilizados pela Celesc, como parte de sua obrigação regulatória de aplicar 0,5% de sua receita operacional líquida em projetos deste tipo.

Saiba mais.