Seminário de Turismo do Vale do Rio Tijucas apresenta cases de turismo regional

Atualizado em 13 novembro, 2014

No dia 21 de novembro, o Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Tijucas (Sincomvati), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e o Sebrae SC realizam o Seminário de Turismo do Vale do Rio Tijucas, no Mosteiro Park Hotel, em Nova Trento. O objetivo do evento é apresentar ao empresariado, aos representantes públicos e demais envolvidos com o setor de turismo local boas práticas para alavancar o setor terciário na região.

O presidente do Sincomvati, Anderson Marchi, acredita que o momento é oportuno para iniciar a discussão sobre o futuro turístico do Vale do Rio Tijucas. “O Estado já possui rotas turísticas consolidadas, no entanto, temos a necessidade de construir novos caminhos, sendo que a nossa região tem notável diversidade para atrair turistas durante todo o ano, seja na agenda religiosa, no potencial do polo calçadista ou na tradição oleira. Assim, a parceria entre o empresariado e o poder público local e estadual pode alavancar a economia das cidades por meio da inovação do nosso comércio de bens, serviços e turismo”, destaca Marchi.

Representante dos sindicatos patronais do setor terciário estadual, a Fecomércio SC reforça a iniciativa de seu afiliado Sincomvati e ressalta que o comércio de bens, serviços e turismo é responsável por 59% do PIB catarinense. “Com um impacto tão expressivo no PIB estadual, o setor deve promover sua sustentabilidade e inovação. No caso do Vale do Rio Tijucas, recebemos cerca de 1 milhão de visitantes anualmente na rota de turismo religioso de Nova Trento. Se trabalharmos forte, em parceria com setor público e demais entidades correlatas, podemos oferecer aos visitantes e aos habitantes da região novas possibilidades para o desenvolvimento pleno e contínuo do setor”, ressalta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Alinhado às políticas nacionais do turismo propostas pelo Ministério do Turismo, o Sebrae SC ressalta a importância dos pequenos negócios para alavancar o turismo na região. “A competitividade dos destinos turísticos está intimamente ligada à qualidade dos produtos e serviços, à inovação de experiências, à diferenciação de concorrentes e ao posicionamento no mercado. Este Seminário é uma excelente oportunidade de mostramos seis projetos que focam a segmentação turística como estratégia para o desenvolvimento e fortalecimento do trade e dos destinos turísticos no Estado”, afirma o diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae-SC, Sérgio Fernandes Cardoso. Na programação, está prevista a apresentação dos projetos de turismo regional da entidade.

No evento, também será apresentado um panorama do turismo catarinense, durante reunião aberta da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, que terá participação do secretário-geral da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Eraldo Cruz, e do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio.

Palestrantes

O Seminário de Turismo vai apresentar dois cases do setor que estão diretamente relacionados aos objetivos dos organizadores de desenvolver uma rota turística de qualidade que englobe os principais atrativos dos cinco municípios que compõem o Vale do Rio Tijucas, promovendo o aquecimento do setor terciário, gerando mais emprego e receita local durante todo o ano.

A experiência bem-sucedida do turismo religioso em Fátima, Portugal, será tema da palestra magna de Purificação Reis, diretora-executiva da Associação Empresarial de Ourém-Fatima (ACISO). No case da Serra Gaúcha, a diretora-executiva do Sindicato de Hotéis, Restaurante, Bares e Similares da Região Uva e Vinho da Serra (SHRBS), Marcia Ferronato, vai contar a evolução do turismo na Serra Gaúcha, que engloba 20 municípios.

21 de novembro de 2014, no Mosteiro Park Hotel, em Nova Trento

9h às 10h – Recepção e Credenciamento
10h – Abertura do I Seminário de Turismo
10h30 – Palestra de abertura com Ministério do Turismo
11h30 – Reunião aberta da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio (Apresentação institucional e panorama do turismo em Santa Catarina)
12h30 – Almoço
14h – Apresentação dos Projetos de Turismo Regional – Sebrae SC
14h30 – Palestra: case Serra Gaúcha – Marcia Ferronatto, diretora-executiva SHRBS
15h30 – Palestra Magna: case Ourém/Portugal – Purificação Reis, diretora-executiva da ACISO
17h – Café de encerramento

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 de novembro pelo e-mail sincomvati@fecomercio-sc.com.br ou pelos telefones 48 3265 0397 e 48 9919 0299.

Imagem: Santuário Santa Paulina, Nova Trento, inaugurado em 2006.