PEIC de novembro revela queda no endividamento e no índice de contas em atraso

Atualizado em 26 novembro, 2014

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) catarinenses registra, em novembro, queda de três pontos percentuais no nível de endividamento das famílias, na comparação com o mês anterior. O percentual de 53,8 é o menor desde maio de 2014. Outra queda é no índice de famílias com contas em atraso que, em novembro, atingiu 12,9%, o segundo menor patamar da pesquisa desde janeiro de 2013.

Para a Fecomércio SC, a PEIC de novembro mostra que, apesar das condições de pagamento terem sofrido leve desgaste, houve redução no nível de endividamento das famílias e melhora na inadimplência. No entanto, a entidade alerta que 58,6% dos entrevistados estão na faixa moderada de comprometimento de renda com dívidas, que vai de 11% a 50%. Com isso, as famílias optam por não fazerem mais dívidas e tal fato, somado ao aumento dos juros, reflete na redução do volume de vendas do varejo.

O crescimento anual dos juros está impactando, portanto, a capacidade das famílias de efetivarem novas compras com o recurso do crédito. Por outro lado, sem novas compras, há redução da inadimplência. Na conclusão da Fecomércio SC, a PEIC traz um cenário de sistema financeiro saudável, mas com a deterioração do setor de comércio e da economia em geral.

Entre as cidades pesquisadas, Florianópolis lidera o índice de pessoas endividadas, com 86,9%. Por outro lado, as dívidas dos moradores da Capital têm a menor média de tempo de duração, que é de sete meses. Itajaí, por sua vez, é a cidade com menos endividados – 39,6% – e tem, ainda, o maior percentual de famílias que afirmaram não terem dívidas – 60,4%.

A PEIC também destaca os agentes de endividamento dos catarinenses, sendo o principal deles o cartão de crédito, com 56,7%. Neste item, em novembro houve uma mudança na ordem dos agentes, com os financiamentos ocupando o segundo lugar, representando 29,6% das dívidas. No mês anterior, eram os carnês que estavam na segunda posição.

Confira a pesquisa completa aqui.

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa