Festas de outubro ajudam no crescimento do setor de serviços em SC

Atualizado em 16 dezembro, 2014

A receita do setor de serviços, em Santa Catarina, cresceu 9,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foi a quarta maior variação entre as 27 unidades da federação, de acordo com a pesquisa divulgada pelo IBGE. No acumulado de 12 meses, a receita ficou em 10%.

No entanto, para a Fecomércio SC, apesar da pequena retomada no mês, o setor sofre os impactos da desaceleração do comércio (que caiu -2,7% em outubro de 2014, comparado com o mesmo mês do ano passado no Estado) e da indústria que, no acumulado de 2014, recuou -3% no Brasil e -1,7% em Santa Catarina, segundo dados do IBGE. Esses números ainda que sejam negativos são melhores que os verificados em meses anteriores. Desse modo, como os serviços andam juntos com a atividade industrial, a suavização das perdas desse setor em outubro provém da pequena reativação da indústria. Ademais, as festas de outubro, que ocorrem em todo o Estado, contribuíram para dar um dinamismo adicional aos serviços.

Nos serviços prestados a família, o crescimento catarinense acumulado em 12 meses foi de 11,5%; serviços de informação e comunicação, 12,0%; serviços profissionais, administrativos e complementares, 12,9%; Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, 6,6%; e outros serviços 14,5%.

No Brasil, o setor de serviços registrou um crescimento nominal de 5,2%, na comparação com igual mês do ano anterior, inferior à taxa de setembro (6,4%) e superior à de agosto (4,5%). Os serviços prestados às famílias registraram crescimento de 6,8%; os serviços de informação e comunicação, de 2,1%; os serviços profissionais, administrativos e complementares, de 11,3%; transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, de 3,1%; e outros serviços, de 11,5%. As taxas acumuladas no ano e em 12 meses foram 6,5% e 6,8% respectivamente.

Por fim, o resultado do mês de outubro chama atenção para o fato preocupante de já ser o oitavo mês consecutivo que o faturamento cresce abaixo da inflação do setor no país. Em outubro, o IPCA dos serviços foi de 8,5% no acumulado de 12 meses. Ou seja, cada vez diminui mais a capacidade do setor de repassar o aumento de custos para o preço final, situação que, se persistir, tende a trazer impactos negativos mais fortes.

Confira aqui o resultado completo da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.

Foto: Daniel Zimmermann/Oktoberfest Blumenau
 

Leia também

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa

PESQUISA 19 março, 2024

Pesquisa de Verão 2023/24 revela crescimento do turismo em Santa Catarina