Contribuição Sindical 2015: prazo de recolhimento se encerra em 31 de janeiro

Atualizado em 17 dezembro, 2014

Para defender os interesses do setor terciário, representando os empresários do comércio de bens, serviços e turismo junto às diversas instâncias do poder público, prestando-lhes assessoria técnica, econômica e jurídica por meio de estudos, pesquisas e pareceres e oferecendo benefícios e oportunidades de negócios, a Fecomércio SC e os seus 68 sindicatos afiliados têm como principal fonte de custeio a Contribuição Sindical.

Ela é obrigatória a todos as empresas do setor representadas pelos sindicatos, independente de sua filiação como associadas. O prazo para recolhimento da Contribuição Sindical patronal se encerra no dia 31 de janeiro para pessoa jurídica e, em 28 de fevereiro, para os autônomos (representantes comerciais). No caso de empresas registradas após as datas de pagamento, a Contribuição Sindical poderá ser recolhida em até 30 dias da data do registro ou da licença para o exercício da atividade. As empresas devem recolher o tributo ao sindicato da categoria na sua região.

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, reforça a importância da Contribuição Sindical para o setor. “Ela é o instrumento que fortalece o associativismo, permitindo que a Federação e os sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo atuem com maior representatividade na interlocução entre o mundo empresarial e os sistemas político, social e fiscal. A Fecomércio entende que a construção de uma sociedade mais justa e de uma economia ambientalmente sustentável não é tarefa exclusiva dos governos. Para tanto, necessitamos de um sistema sindical mais forte e representativo”, diz Breithaupt.

Benefícios para o contribuinte

Os empresários que estão em dia com a contribuição sindical têm à sua disposição benefícios e descontos nos produtos e serviços oferecidos pela Fecomércio SC. O destaque de 2015 é o Fecomércio Shopping, que dá ao empresário a oportunidade de ampliar as vendas com a criação de uma loja no centro de compras virtual criado para o setor terciário.

Além deste novo produto, a Fecomércio SC reforça seu papel de representação com a realização de pesquisas e análises econômicas, o acompanhamento legislativo, a concessão de valores diferenciados para Certificação Digital e certificado de origem, a avaliação da conjuntura do comércio de bens, serviços e turismo em cada região, por meio dos estudos do Observatório do Comércio, entre outros serviços e produtos.

Os afiliados à entidade também têm acesso à Central do Comércio, podendo criar a página de sua empresa na Central, que é um guia estadual para promover parcerias e interação, em um contato direto entre empresas e consumidor final.

Premiação para contadores

A Fecomércio SC premiará os escritórios de contabilidade e os contadores que tiverem os melhores resultados na arrecadação da Contribuição Sindical de 2015. A proposta da premiação é valorizar a parceria da classe contábil durante todo o ano, em ações institucionais, nas parcerias e, principalmente, no auxílio para o desempenho da arrecadação da contribuição sindical.

Mais informações sobre a Contribuição Sindical 2015 pelo telefone 0800 703 1013.