Apesar das incertezas econômicas, intenção de consumo dos catarinenses expressa otimismo

Atualizado em 27 janeiro, 2015

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) chegou ao mês de janeiro no patamar positivo de 130,6, após apresentar quedas nas comparações mensal (-0,7%) e anual (-9,5%). Apesar do índice positivo, a Fecomércio SC avalia que o ICF deste primeiro mês de 2015 reflete os impactos da oferta de crédito restrita, dos elevados juros e do menor crescimento da renda real, fatores que impedem um crescimento mais substantivo das vendas no comércio.

A entidade prevê uma recuperação da intenção do consumo das famílias somente a partir do final do ano de 2015. Esta recuperação será uma consequência das medidas econômicas anunciadas recentemente pelo governo para reequilibrar as contas públicas. Por enquanto, as mudanças reforçam o sentimento de cautela entre as famílias catarinenses, no entanto, os ajustes estão transmitindo a credibilidade necessária aos agentes econômicos, tanto nacionais como estrangeiros, o que é fundamental para que a reorganização econômica seja rápida.

Perspectiva de consumo
A perspectiva de consumo das famílias catarinenses caiu -7,3% entre dezembro e janeiro. Na comparação anual, houve queda expressiva de -27,5%. A forte queda anual pode ser explicada pelo crescimento reduzido da renda e pelos juros elevados. O resultado absoluto deste indicador – 108,6 pontos – demonstra que as famílias estão cautelosas quanto às perspectivas de consumo. Isso já pode ser visto no índice de volume de vendas que chegou a 0,5% em Santa Catarina, no acumulado de 12 meses, segundo dados do IBGE.


Emprego, renda e consumo atuais

A confiança em relação à renda atual subiu 1,4% na comparação mensal e caiu -1,1% na anual. Os dados refletem o crescimento reduzido da renda real do trabalhador, de apenas 0,7% no último mês, de acordo com dados do IBGE.
As expectativas sobre o consumo atual, por sua vez, subiram 1,5% no mês e caíram -5,2% no ano. O nível de emprego mantém um nível alto, apesar do desaquecimento da economia. Essa taxa teve quedas de -0,2% no mês e de -4,9% no ano.
Em termos absolutos, os indicadores emprego (142,7 pontos) , renda (163,4 pontos) e consumo (113,4 pontos) atuais estão acima da barreira dos 100 pontos, o que demonstra otimismo dos catarinenses.

Confira a pesquisa completa.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior