Fecomércio diz que medidas contra a burocracia precisam ser aprofundadas

Atualizado em 27 fevereiro, 2015

O governo lançou na quinta (26) um sistema nacional que simplifica o processo de fechamento de micro e pequenas empresas, optantes ou não pelo simples. A medida faz parte do programa “Bem Mais Simples”, que visa desburocratizar os negócios no Brasil.

A Fecomércio SC vê de maneira positiva as medidas de desburocratização anunciadas pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, mas considera que elas devem ser aprofundadas ainda mais. São necessárias medidas que facilitem não somente o fechamento de empresas, mas também a abertura delas, algo que está previsto para acontecer em junho.

A burocracia brasileira é um dos principiais entraves ao desenvolvimento da produtividade e, por consequência, da competitividade, ao elevar custos e dificultar processos. Aqui, demora-se em média 107 dias para abrir uma empresas, enquanto que a média dos países do G-20 é de 20 dias. Assim, juntamente com essas medidas importantes, é preciso outras, que toquem mais estruturalmente o tema, como uma verdadeira reforma tributária para todas as empresas, capaz de minimizar e simplificar os impostos pagos pelos empresários.

O novo modelo vai permitir ao empresário fechar a sua empresa num só dia e num só balcão um negócio, sem a necessidade de apresentação de certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários. Será preciso ir apenas à Junta Comercial. Eventuais débitos da empresa serão transferidos para as pessoas físicas responsáveis. Hoje, há 1,1 milhão de empresas "mortas-vivas" no país – inativas, mas que não foram fechadas em razão da burocracia, de acordo com dados da secretaria.

Essa dificuldade em fechar e abrir empresas está no topo das reclamações sobre o ambiente de negócios no país. No ano passado, o Brasil ficou em 120º lugar na classificação da facilidade de fazer negócios em um grupo de 189 nações analisadas na pesquisa "Doing Business Report", realizada pelo Banco Mundial. O país avançou três posições na lista.
 

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa