Senado aprova benefício para as MPEs na substituição tributária

Atualizado em 25 março, 2015

O plenário do Senado aprovou na terça-feira (24) projeto que beneficia pequenas empresas no pagamento de substituição tributária. Segundo o PLS 201/2013, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), o pagamento de ICMS sobre produtos ou mercadorias sujeitos à substituição tributária passará a ser em uma única alíquota de 3,95%. A medida é válida apenas para as microempresas e empresas de pequeno porte enquadradas no Simples Nacional.

A Fecomércio SC vê de maneira extremamente positiva a aprovação no Senado da medida, visto que provoca um alívio no caixa das micro e pequenas empresas ao reduzir sua carga de impostos, principalmente no atual no contexto de retração da atividade econômica. Além disto, a possibilidade de compensação do imposto pago pelo cliente permitirá maior competitividade aos optantes do Simples Nacional através da transferência dos créditos tributários, o que abrirá maiores oportunidades de negócios para estas empresas.

As micros e pequenas empresas são as mais sensíveis à volatilidade econômica, pois não contam com grande estoque de capital, que pode ser realocado em outras atividades a fim de mantê-las ativas em períodos de instabilidade econômica. Assim, elas dependem, fundamentalmente, de um ambiente econômico estável e bem regulado para crescer e prosperar. O PLS 201/2013 vai nesse sentido, pois simplifica e reduz os custos para essas empresas, implicando em ganhos de competitividade e mais recursos disponíveis para os investimentos necessários para o Brasil sair deste patamar de baixo crescimento.

O PLS 201/2013 consta na pauta de diálogo da Fecomércio com o Poder Público, e foi matéria da Cartilha do Simples, lançada pela Fecomércio SC na audiência pública do Simples Nacional realizada, pela Fecomércio em parceria com a Comissão Especial que analisou as alterações do Simples aprovadas em 2013. A entidade trabalhará junto à Frente Parlamentar das MPE, presidida pelo deputado catarinense Jorginho Mello (PR), para que o tema seja prioritário, e atuará junto à bancada catarinense para que essa redução da carga tributária no Simples seja efetivada e, posteriormente, sancionada pela presidente da República.
 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior