Museu da Cidade foi pauta de reunião entre Sesc e Prefeitura de Florianópolis

Atualizado em 14 abril, 2015

Nesta terça-feira, 14 de abril, aconteceu a primeira reunião sobre o futuro Museu da Cidade. Recentemente, o Sesc em Santa Catarina firmou contrato com a Prefeitura de Florianópolis para instalar o museu, no prédio que abrigou a antiga Câmara e Cadeia, local de grande importância histórica para o município. O encontro, realizado na Prefeitura, contou com as presenças do prefeito da Capital, Cesar Souza Junior; do presidente do Sistema Fecomércio SC, Bruno Breithaupt; do diretor regional do Sesc em Santa Catarina, Roberto Anastácio Martins; autoridades e representantes das secretarias municipais de Turismo e Obras.

Cesar Souza Junior destacou a importância da parceria com o Sistema Fecomércio e acredita que o Museu da Cidade será uma das maiores atrações turísticas do Estado. O Sesc venceu a licitação que concede o uso do bem público por 20 anos, com investimentos ao longo de período de R$ 9,1 milhões, para equipamentos, equipe de trabalho e gestão do espaço. A partir da assinatura do contrato de concessão e após validação das propostas, o Sesc tem um prazo dois anos para implantação do museu, conforme rege o edital.

O restauro do prédio na Praça XV de Novembro está sob a responsabilidade da Prefeitura e, conforme o secretário de Obras, Rafael Hahne, a previsão de entrega da obra é de 18 meses. O prefeito sugeriu a formação de uma comissão coordenada pela secretária de Turismo, Zena Becker, para elaborar os cronogramas e dar sequência aos trabalhos.

De acordo com Bruno Breithaupt, presidente do Sistema Fecomércio SC, o museu vai preservar a memória de Florianópolis. “Será um equipamento cultural interativo, dinâmico, aglutinador de tecnologias e mídias digitais, que abarca a história antiga e contemporânea”, destaca.

Referências

Conforme o edital, o museu apresentará como temática a evolução da região, do povo, sua economia e hábitos, além de demonstrar a história de construção e uso do prédio em que funciona, integrando-o a outros museus no município, no Estado e no país. O museu será inspirado em modelos aplicados em destinos turísticos e culturais de referência, como o Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, em São Paulo, e Museu das Telecomunicações, no Rio de Janeiro.

“Com esta parceria, o Sesc qualifica e amplia a sua atuação. Cumpre, assim, com uma de suas prerrogativas que é fomentar as artes e oferecer à população o acesso à cultura”, ressalta Roberto Anastácio Martins, diretor regional do Sesc em Santa Catarina.
 

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa