Receita dos serviços em SC cresce abaixo da inflação pelo quarto mês seguido

Atualizado em 16 abril, 2015

Em Santa Catarina, de acordo com a Pesquisa Mensal do Serviço (PMS) divulgada pelo IBGE, a receita do setor em fevereiro cresceu 2,6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 12 meses, a receita nominal se encontra em 7,7%. Nos serviços prestados às famílias, o crescimento catarinense no acumulado de 12 meses foi de 15,7%; serviços de informação e comunicação, 8,6%; serviços profissionais, administrativos e complementares, 12,0%; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, 3,5%; e outros serviços 14,7%.

Para a Fecomércio SC, o setor de serviços catarinense sofre os impactos da desaceleração do comércio, cujo volume de vendas no acumulado de 12 meses se reduz a cada mês, chegando ao campo negativo de -0,4% em fevereiro de 2015, e, também, da indústria, que em 12 meses recuou -4,5% no Brasil e -3,6% em Santa Catarina, segundo dados do IBGE. Os serviços andam juntos com a atividade industrial, especialmente aqueles que se relacionam com os transportes.

Por fim, o resultado do mês de fevereiro chama a atenção para o fato preocupante de já ser o 12º mês consecutivo no Brasil e o quarto mês em Santa Catarina que o faturamento cresce abaixo da inflação do setor no país. Em fevereiro de 2015, o IPCA dos serviços foi de 8,58%. Ou seja, cada vez mais diminui a capacidade do setor de repassar o aumento de custos para o preço final, devido à retração da demanda, situação que, se persistir, tende a trazer impactos negativos mais fortes, ao reduzir as margens de lucro e os investimentos ao setor.

País

No Brasil, o setor de serviços registrou crescimento nominal de 0,8%, na comparação com igual mês do ano anterior. Esse resultado ficou abaixo das taxas de janeiro (1,8%, revisada) e de dezembro (4%), e foi o menor da série iniciada em 2012. O setor acumula um crescimento nominal de 1,3% no ano e de 4,7% em 12 meses.

Ainda em relação a fevereiro do ano passado, três dos cinco segmentos do setor registraram variações positivas: serviços prestados às famílias (6,8%), serviços profissionais, administrativos e complementares (3,6%) e serviços de informação e comunicação (0,6%). As quedas ocorreram em transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-1,9%) e outros serviços (-0,2%).
 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior