Governo vê contração de 0,9% no PIB de 2015 e crescimento ano que vem

Atualizado em 17 abril, 2015

Após "encolher" 0,9% neste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) deverá retomar uma trajetória de crescimento em 2016, segundo estimativa do governo federal que consta no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviado ao Congresso Nacional na quarta-feira (dia 15). A estimativa oficial do governo está um pouco melhor que a do mercado financeiro, que estima uma queda de 1,01% para 2015. Ao mesmo tempo, a equipe econômica prevê uma alta de 1,3% para o PIB no próximo ano – expectativa que está um pouco acima do que acredita o mercado financeiro – que prevê uma expansão um pouco menor, de 1% em 2016.

Para a Fecomércio SC, a previsão de resultado negativo em 2015 é coerente com o que se tem visto neste início do ano, com inflação elevada, acesso restrito ao crédito e desaceleração da renda das famílias. Já para o ano que vem, passado o ajuste recessivo, espera-se que a economia, com uma menor inflação e uma maior estabilidade nas contas públicas retome o crescimento, como previsto pela equipe econômica.

Entretanto, para que essa retomada do crescimento seja sustentável é necessário ajustes de cunho mais estrutural, entre elas medidas de incentivo a iniciativa privada, como uma maior desburocratização do ambiente de negócios e uma redução da carga tributária. Também são essenciais melhorias na infraestrutura do país e uma política econômica, na qual se permita uma redução das elevadíssimas taxas de juros cobradas no país. Só assim será possível a retomada dos investimentos que impulsionam o crescimento da economia brasileira, possibilitando a reativação das vendas do comércio, ao aumentar os níveis de emprego e renda da população.

Recuperação

"O cenário macroeconômico indica queda do PIB neste ano como um todo. A recuperação da economia, esperada a partir do segundo semestre, mas não é suficiente de que o número do ano como um todo seja positivo. Exatamente como aconteceu em 2009. O próprio mercado espera um crescimento mais forte a partir do quarto trimestre [de 2015]. Estamos trabalhando para antecipar para o terceiro trimestre", declarou o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.

Para este ano, a previsão do mercado financeiro, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do próprio governo, é de que o PIB tenha retração. Segundo pesquisa conduzida pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras na semana passada, o PIB deve ter contração de 1% neste ano – o que, se confirmado, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 – quando foi registrada uma queda de 4,35%.

Fonte: com G1 

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar