Faturamento do setor de serviços em SC cresce abaixo da inflação pelo quinto mês seguido

Atualizado em 21 maio, 2015

Em Santa Catarina, a receita dos serviços cresceu no mês de março 7,6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo os dados da Pesquisa Mensal do Serviço (PMS) divulgada pelo IBGE. No acumulado de 12 meses, a receita nominal também se encontra em 7,6%. Nos Serviços prestados à família, o crescimento catarinense no acumulado de 12 meses foi de 14,4%; Serviços de informação e comunicação, 8,2%; Serviços profissionais, administrativos e complementares, 11,6%; Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, 4%; e Outros serviços, 13,5%.

Para a Fecomércio SC, o resultado do mês de março chama atenção para o fato preocupante de já ser o 13º mês consecutivo no Brasil, e o quinto mês em Santa Catarina, que o faturamento cresce abaixo da inflação do setor no país. Em março de 2015, o IPCA dos serviços foi de 8,03%. Ou seja, cada vez diminui mais a capacidade do setor de repassar o aumento de custos para o preço final, devido à retração da demanda, situação que, se persistir, tende a trazer impactos negativos mais fortes, ao diminuir as margens de lucro e os investimentos ao setor.

O setor de serviços catarinense sofre os impactos da desaceleração do comércio, cujo volume de vendas no acumulado de 12 meses se reduz a cada mês, chegando a uma taxa mínima de crescimento de 0,1% em março de 2015, e da indústria que em 12 meses recuou -4,7% no Brasil e -4,3% em Santa Catarina, segundo dados do IBGE. Os serviços andam juntos com a atividade industrial, especialmente aqueles que se relacionam com os transportes.

No Brasil, o setor de serviços do país teve crescimento nominal de 6,1%, na comparação com igual mês do ano anterior, superior às taxas de fevereiro (0,9% revisado) e janeiro (1,8%), retornando aos patamares de abril e setembro de 2014. A taxa acumulada no ano atingiu 2,9% e em 12 meses, 4,6%.

Em relação a março de 2014, os cinco segmentos do setor de serviços registraram variações positivas: Serviços profissionais, administrativos e complementares (8,8%); Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (8,7%); Outros serviços (5,2%); Serviços de informação e comunicação (2,9%) e Serviços prestados às famílias (2,5%).
 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior