Breithaupt fala da importância da ética nas relações do dia a dia

Atualizado em 31 julho, 2015

Na apresentação da Renalegis SC em Joinville, durante a reunião com lideranças sindicais e empresariais realizada no Teatro do Sesc, no início da tarde de quinta-feira, dia 30 de julho, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, destacou a importância do diálogo com os poderes públicos com ética e transparência. "Sempre digo que o que precisamos no país, em todos os níveis de relacionamento, é ética, ética, ética e mais ética. Sem isso, não poderemos pensar o nosso futuro enquanto nação", disse Breithaupt, no encontro que contou com a presença dos deputados estaduais Darci de Matos (PSD) e Dalmo Claro de Oliveira (PMDB). Os parlamentares reforçaram a importância da participação e do posicionamento da federação nos assuntos da cidade e da região Norte de Santa Catarina.

No encontro promovido pelo Sirenorte de Joinville, Sindicato dos Representantes Comerciais do Norte e Nordeste de SC, junto com os demais sindicatos do município afiliados à Fecomércio SC (Sindilojas de Joinville – Sindicato do Comércio Varejista; Sincanorte – Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Norte e Nordeste de Santa Catarina ; Sincofarma – Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos; Sindóptica – Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico de SC; e SCVGACF – Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentíciios, Carnes Frescas e Derivados de Joinville), Breithaupt disse que o país vive um momento de profunda reflexão acerca das instituições.

"Hoje, quando vamos falar do movimento no comércio, o fato é que todos os setores estão tendo dificuldades. Não se imaginava, tempos atrás, que estaríamos vivendo essa situação hoje. Não existem fórmulas mágicas, mas alguma coisa precisa mudar, porque a inflação se instalou, o dólar não para de subir e a renda da população está diminuindo. O Brasil está empobrecendo como nação e isso está se refletindo no resultado das vendas do comércio. Mas acredito que, se nós conseguirmos dar uma roupagem diferente nas nossas ações do dia a dia, com ética, nós vamos resolver boa parte dos nossos problemas", afirmou Breithaupt.

Licitações

O presidente do Sistema Fecomércio em Santa Carina anunciou a abertura de licitação, em março de 2016, para a construção do prédio de atividades físicas do Sesc da Rua Itaópolis, no Bairro América, que terá duas piscinas (uma adulta e outra infantil) e seis andares com espaços para atividades físicas (musculação, ginástica, dança, pilates, etc.), num investimento de R$ 25 milhões, e a conclusão do processo licitatório para a ampliação da unidade do Senac na Rua Visconde de Taunay, no bairro Atiradores. Os diretores regionais do Sesc, Roberto Martins, e do Senac, Rudney Raulino, deram detalhes sobre as obras e falaram sobre o número de atendimentos prestados pelas duas entidades no município.

Falando sobre os produtos e serviços oferecidos pela Fecomércio SC, o diretor executivo adjunto da entidade, José Agenor de Aragão Júnior, destacou as pesquisas de mercado (imobiliário, comércio eletrônico, etc.), de análises econômicas e de comportamento do consumidor (intenção de compras em datas comemorativas, perfil de consumo e atendimento), a certificação digital e de origem e a Central do Comércio. "Na Central do Comércio,os sindicatos e as empresas que estão com a contribuição sindical em dia têm uma série de vantagens nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas parceiras, com preços abaixo do mercado", disse Aragão, que detalhou, também, o Fecomércio Shopping, a plataforma de comércio eletrônico da federação. "Os pequenos e médios comerciantes poderão construir as suas lojas num ambiente virtual seguro, prático e que terá a chancela da Federação, da mesma forma que as grandes empresas. É uma oportunidade para marcar presença nesta ferramenta de negócios que será imprescindível para quem quiser estar conectado ao futuro do varejo e dos serviços", afirmou.

A Renalegis SC foi apresentada pelo assessor de Relações Institucionais da Fecomércio, Elder Arceno, que explicou que projeto busca contribuir com o município com o posicionamento e a análise do setor sobre os projetos em tramitação na Câmara de Vereadores que se relacionam com o setor terciário. De acordo com Arceno, no Legislativo de Joinville, foram analisados 244 projetos na atual legislatura, dos quais foram destacados 44 para serem monitorados e acompanhados.

Ao final do encontro, foi oferecido um almoço aos participantes no Restaurante do Sesc de Joinville. A próxima rodada de reuniões do presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, com os sindicatos e lideranças empresariais dos municípios catarinenses começa no dia 10 de agosto, no Oeste de Santa Catarina.