Vice-presidente da Fecomércio anuncia que Sesc administrará o Colégio Rosa de Lages

Atualizado em 27 agosto, 2015

Na noite do lançamento do livro que conta a História do Comércio no Centro Histórico de Lages, o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, anunciou a aprovação, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, do projeto de autoria do governador Raimundo Colombo que cede por 30 anos a administração, pelo Sesc, do Grupo Escolar Vidal Ramos, prédio centenário mais conhecido por Colégio Rosa.

Em evento que contou com a presença de representantes de entidades sindicais patronais, empresários e autoridades municipais do Planalto Serrano, no restaurante do Sesc do bairro Coral, em Lages, a Fecomércio SC promoveu, também, o lançamento da Renalegis SC no município. O assessor de Relações Institucionais da federação, Elder Arceno, explicou o funcionamento da rede de acompanhamento e monitoramento dos projetos em tramitação na Câmara de Vereadores que, de alguma maneira, afetam o comércio de bens, serviços e turismo no município. Segundo Arceno, dos 319 projetos analisados no Legislativo lageano, nove serão acompanhados pela Renalegis SC.

Durante o encontro, a pedido do vice-presidente da federação, Célio Spagnoli, os presentes fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-prefeito lageano Renato Nunes de Oliveira, falecido nesta quarta-feira, dia 26, no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, aos 68 anos, em decorrência de um câncer na medula óssea.

Spagnoli falou sobre a situação econômica do país e das dificuldades do setor terciário em fazer frente à crise. Comentando sobre o aumento do desemprego no Brasil, acima dos 8%, disse que Santa Catarina vive um momento político e econômico privilegiado, sendo mais uma vez responsável pelo menor taxa de desocupação do país, com 3,9%.

"Por certo, pela educação e pela cultura do nosso povo, seremos os primeiros a sair dessa crise. Em Lages, o setor do comércio tem a maior representação em número de CNPJs, com 74,1% das empresas constituídas. Comércio e serviços são, também, responsáveis por 70,2% do total de empregos do município, e por 61,6% do PIB de Lages. Isso mostra a importância do setor e a nossa força", afirmou o vice-presidente da Fecomércio.

O diretor regional do Senac, Rudney Raulino, revelou que, em 2016, a unidade do Senac em Lages será transformada em Faculdade Tecnológica, oferecendo cursos em gestão de processos e, também, de tecnologia visando atuação junto ao Parque Eólico de Bom Jardim da Serra. O diretor regional do Sesc, Roberto Martins, falou sobre os investimentos da entidade no Planalto Serrano, em especial na Pousada Rural de Lages, que recebeu, em 2014, 28 mil turistas de todo o Brasil e que será ampliada, possivelmente ainda em 2016, com a construção de uma piscina térmica e de dois novos blocos de 60 apartamentos cada. Segundo Martins, no Colégio Rosa, cuja restauração está sendo finalizada pelo governo do Estado, a intenção do Sesc é utilizar o local como um centro cultural e, também, como espaço de educação.

Também estiveram presentes no evento, além do diretor executivo da Fecomércio SC, José Agenor de Aragão Júnior, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Lages, Juliano Chiodeli, que representou o prefeito Toni Duarte; o secretário de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte; e o presidente da Câmara de Vereadores local, Adilson Appolinário.