Calor fora de época prejudica a venda de artigos de inverno em Santa Catarina

Atualizado em 03 setembro, 2015

O comércio de vestuário e calçados registrou uma redução de 35,5% no volume de vendas com o calor fora de época em Santa Catarina, entre julho e agosto. Como o comércio baseia suas estratégias nas estações do ano, as altas temperaturas prejudicaram a saída dos artigos sazonais de inverno, uma perda que foi sentida por 88,7% dos empresários entrevistados pela Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio SC). Por outro lado, 64,8% dos lojistas registraram aumento nas vendas de artigos de primavera/verão.

“Os dados são relevantes porque demonstram as várias alternativas de estratégia que o empresário pode e deve adotar em momentos que exigem maior planejamento, como o atual”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Para ele, estas estratégias explicam por que as vendas neste segmento continuam apresentando resultados positivos mesmo diante de uma situação econômica adversa.

O comércio de vestuário e calçados catarinense apresenta um dos melhores desempenhos de todo o varejo, registrando percentuais acima da média nacional. Em junho, as vendas desta parcela do varejo registraram um crescimento de 2,0% no estado, ante queda de 2,9% no restante do País.

O dado comprova que o segmento não é tão sensível às desacelerações nas concessões de crédito e na renda das famílias, o que indica, na análise dos técnicos da Fecomércio SC, que a recuperação virá antes de outros segmentos.

A pesquisa foi realizada com empresários de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages, entre os dias 19 e 21 de agosto.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior