País precisa aumentar competividade para ganhar mais dinamismo no mercado internacional, avalia Fecomércio SC

Atualizado em 06 outubro, 2015

Responsáveis por 40% da economia mundial assinaram na última segunda-feira o TPP Trans-Pacific Partnership, formado pelas economias dos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, México, Peru, Chile, Japão, Vietnã, Malásia, Singapura e Brunei.

Sem a participação do Brasil no acordo, as exportações brasileiras para os países membros do TPP ficarão mais caras e serão reduzidas em um cenário já existente de queda nas exportações. “Com o novo acordo, o país terá que buscar novos mercados e expandir seus acordos comerciais, começando por finalizar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, atualmente em discussão. O Brasil também deve buscar ampliar sua competitividade internacional com uma reforma fiscal, que diminua e simplifique os impostos pagos.

No caso específico da exportação, a alíquota do REINTEGRA deve voltar a 3% o quanto antes”, afirma o analista econômico Luciano Córdova. Na esteira, o país também precisaria de uma reforma trabalhista que equalizasse os ganhos salariais com a produtividade e uma maior desburocratização para a simplificação dos processos aduaneiros, com o objetivo de reduzir prazos e custos. Os benefícios dessas mudanças serão inúmeros, como a retomada dos investimentos e redução da inflação.

Dados do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior mostram que, entre os países do Brics, o Brasil teve no ano de 2013 o menor percentual de exportações em relação ao PIB, com 27,6%, enquanto a África do Sul registrou 64,2%; a Índia, 53,3%; a Rússia, 50,9%; e a China, 50,2%.

Os principais pontos do acordo estão relacionados à redução de tarifas alfandegárias e em outros tipos de barreiras ao comércio internacional, como as que dizem respeito ao setor de serviços que já respondem a 54% do comércio internacional, com expectativa que chegue até 75% em 2025. Além disso, o acordo prevê regras uniformes na propriedade intelectual das empresas, a abertura da internet e direitos trabalhistas que serão modelo para parcerias futuras em nível de comércio global. Aspecto que o Brasil deverá levar em conta, para acompanhar o ritmo do desenvolvimento mundial.

Crédito da Foto: Associated Pressap

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior