Preço definirá compras para dia das mães em Joinville

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Os consumidores de Joinville estão em busca de bons preços para garantir o presente do dia das mães sem comprometer o orçamento. Com gasto médio previsto de R$ 143,36, é o valor impresso na etiqueta que deve definir a compra para 53% deles, mais do que as promoções (28%) ou variedade de marcas (8%), conforme aponta a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC e a Federação das CDLs de SC (FCDL/SC). Para economizar, 77,1% dos consumidores devem ainda realizar pesquisa de preço.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

A queda na expectativa de gastos está relacionada à situação econômica do país, com inflação elevada, à queda na confiança dos consumidores, acesso mais restrito ao crédito e desaceleração da renda. Pelo menos 43,2% das famílias declararam estar em situação pior do que o ano passado; 35,5% consideram que permanecem no mesmo patamar e 21,3% afirmaram que estão melhor financeiramente.

Os empresários devem apostar em estratégias de vendas para minimizar os efeitos negativos da retração do mercado, segundo Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC. “O dia das mães movimenta praticamente todos os segmentos do comércio, especialmente o vestuário e o mercado de beleza. Mesmo afetado pelas incertezas econômicas, o catarinense não vai deixar de presentear a mãe, apenas deve mudar a faixa de preço. É uma boa oportunidade para os lojistas avaliarem a gestão do negócio, ajustando os custos à nova realidade e treinando bem as equipes para atrair clientes e manter o movimento nos seus estabelecimentos”, avalia.

Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, os números não surpreendem, já que na Páscoa os resultados das vendas foram semelhantes nas lojas e supermercados (-10,2%). “Esta situação é clara pela insegurança política que contamina a economia do país. Porém os lojistas se prepararam, renovaram os estoques e estão focados em obter o quadro mais favorável possível”, afirma.

Dia das mães: lojas cheias e presentes mais acessíveis em SC

Blumenau terá menor gasto com presentes no dia das mães em SC

Comércio de rua concentrará as vendas no dia das mães em Chapecó

Dia das mães aquecerá comércio em Criciúma, mas recessão freia volume de vendas

Gasto no dia das mães em Itajaí deve ser o maior de SC

Consumidor da Capital prefere comprar à vista no dia das mães

Preço definirá compras para dia das mães em Joinville

Lageanos optam por compras parceladas no dia das mães

Perfil do consumidor

O destino mais procurado para as compras deve ser o comércio de rua (48,8%) e shoppings centers (43,5%). Vestuário (46,8%), calçados/bolsas (12,8%) e perfumes/cosméticos (12,2%) lideram a lista de artigos mais procurados e o setor de serviços também é favorecido na data: 15,6% dos entrevistados afirmaram que devem sair para almoçar ou jantar em restaurantes.

A maioria dos consumidores (84,4 %) pretende pagar à vista, 62,1% optarão pelo dinheiro, enquanto as escolhas por crédito e débito serão a preferência de 17,6% e 4,7%, respectivamente. Este resultado sinaliza que os catarinenses estão pouco dispostos a endividar-se, embora as pesquisas de resultado de vendas apontem que na hora da compra o recurso crédito aumenta consideravelmente.