Joinville tem segundo maior tíquete médio de compras no dia dos namorados

Atualizado em 28 dezembro, 2017

O dia dos namorados em Joinville foi de presentes mais caros neste ano, mas com volume de vendas e faturamento mais tímidos. A cidade teve o segundo maior tíquete médio do estado (R$ 181,51), atrás apenas de Florianópolis (R$ 192,63), reflexo da alta inflação no período. O faturamento, no entanto, caiu 13,8% este ano, conforme aponta a pesquisa da Fecomércio SC em parceria com a Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC). Já em relação aos meses comuns do ano, houve crescimento de 3,9% na receita, o que demonstra a relevância da data para o setor.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o recuo está alinhado com o momento da economia catarinense e nacional. “As famílias não estão comprando com o mesmo vigor, mas a expectativa é de recuperação da intenção de consumo e confiança no segundo semestre”, pontua. Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, o frio mais intenso às vésperas da data beneficiou o comércio. “As baixas temperaturas ajudaram a amenizar uma possível redução ainda mais significativa nas vendas”, analisa.

Por conta da crise, os empresários também estão bastante cautelosos na hora de contratar temporários: 11,2% das empresas reforçaram o quadro de funcionários para o período. Sob a perspectiva de quem está do lado de dentro do balcão, a pesquisa de preço teve frequência baixa (38%), alta (34%) e razoável (28%).

A compra à vista foi a forma de pagamento escolhida por 69,6% dos consumidores: cartão de crédito (28,1%), dinheiro (25,8%) e débito (15,7%). No prazo, o cartão de crédito respondeu por 24,7% das vendas, seguido pelo crediário (3,4%).

Os resultados de vendas foram levantados com empresários de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages nos setores de vestuário/ calçados, floriculturas, joalherias, perfumes/ cosméticos, hotel/motel, loja de departamento, restaurante e especializada em chocolates.

Frio antecipado impulsiona dia dos namorados em SC
Blumenau registra alta nas vendas no dia dos namorados
Dia dos namorados foi de vendas tímidas em Chapecó
Sobe o tíquete médio para dia dos namorados em Criciúma
Florianópolis tem maior tíquete médio no dia dos namorados
Itajaí tem o menor tíquete médio no dia dos namorados
Lages lidera contratação de temporários para dia dos namorados

Avaliação do consumidor

Outro indicador levantado pelas entidades é a avaliação do consumidor, que pondera desde o atendimento até a efetivação da compra.

De acordo com a pesquisa 63,8% dos consumidores contatados garantiu o presente, mas o percentual de desistência aumentou 19,4% – passando de 16,8% em 2015 para 36,2% neste ano –, o que pode estar relacionado às atuais condições da renda, da inflação e do acesso ao crédito, que desestimularam o consumo.

Os segmentos do vestuário (33,8%) e de perfumes/cosméticos (21,1%) lideraram a preferência, embora o maior gasto médio foi com joias (R$ 497,94). Os consumidores atribuíram boas notas para o atendimento na data: 8,93 para o comércio e 8,83 para serviços.

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor