Frio antecipado impulsiona dia dos namorados em SC

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Os comerciantes sentiram no caixa os impactos do baixo poder de compra dos consumidores no dia dos namorados em Santa Catarina. Embora a data tenha movimentado a economia nas primeiras semanas de junho, principalmente pela queda nas temperaturas antes do início do inverno, o faturamento caiu 9,5% este ano, conforme aponta a pesquisa da Fecomércio SC em parceria com a Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC).

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Já em relação aos meses comuns do ano houve crescimento de 11,8% na receita, o que demonstra a relevância da data para o setor. O volume havia retraído 6,7% em abril, no acumulado de 12 meses – maior queda da série histórica iniciada em 2001. O tíquete médio na data foi de R$ 167,76, maior do que o ano passado, um incremento de 7,4% em relação ao ano passado, mas menor se for levado em conta a inflação acumulada no período (9,32%). O destaque positivo ficou por conta de Florianópolis, com o maior gasto médio (R$ 192,63).

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o recuo está alinhado com o momento da economia catarinense e nacional. “As famílias não estão comprando com o mesmo vigor, mas a expectativa é de recuperação da intenção de consumo e confiança no segundo semestre”, pontua. Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, o frio mais intenso às vésperas da data beneficiou o comércio. “As baixas temperaturas ajudaram a amenizar uma possível redução ainda mais significativa nas vendas”, analisa.

Por conta da crise os empresários também estão bastante cautelosos na hora de contratar temporários: 10,7% das empresas reforçaram o quadro de funcionários para o período. Sob a perspectiva de quem está do lado de dentro do balcão, a pesquisa de preço teve frequência baixa (44%). A compra à vista foi a forma de pagamento escolhida por 66,5% dos consumidores: os percentuais foram 21,6% em dinheiro, 12,6% no cartão de débito e 32,3% via cartão de crédito. No prazo, o cartão de crédito respondeu por 29,1% das vendas, seguido pelo crediário (3,4%).

Os resultados de vendas foram levantados com empresários de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages nos setores de vestuário/ calçados, floriculturas, joalherias, perfumes/ cosméticos, hotel/motel, loja de departamento, restaurante e especializada em chocolates.

Blumenau registra alta nas vendas no dia dos namorados
Dia dos namorados foi de vendas tímidas em Chapecó
Sobe o tíquete médio para dia dos namorados em Criciúma
Itajaí tem o menor tíquete médio no dia dos namorados
Joinville tem segundo maior tíquete médio de compras
Lages lidera contratação de temporários para dia dos namorados

Florianópolis tem maior tíquete médio no dia dos namorados

Avaliação do consumidor

Outro indicador levantado pelas entidades é a avaliação do consumidor, que pondera desde o atendimento até a efetivação da compra.

De acordo com a pesquisa 63,8% dos consumidores contatados garantiu o presente, mas o percentual de desistência aumentou 19,4% – passando de 16,8% em 2015 para 36,2% neste ano –, o que pode estar relacionado às atuais condições da renda, da inflação e do acesso ao crédito, que desestimularam o consumo.

Os segmentos do vestuário (33,8%) e de perfumes/cosméticos (21,1%) lideraram a preferência, embora o maior gasto médio foi com joias (R$ 497,94). Os consumidores atribuíram boas notas para o atendimento na data: 8,93 para o comércio e 8,83 para serviços.

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor