Atualizado em 20 julho, 2016

A cultura do Vale do Silício, na Califórnia, foi tema do Workshop “Inovação para o Crescimento”, realizado pelo SENAC de Concórdia e Sindicom, no dia 19. Na oportunidade o diretor executivo da Fecomércio SC, José Agenor de Aragão Junior, compartilhou sobre a importância da inovação nas empresas, aliada a colaboração e comprometimento dos colaboradores.

Acesse a galeria de fotos

Aragão integrou a comitiva do Sistema Fecomércio SC SESC | SENAC – formada pelos diretores e técnicos das três casas – e doze empresários – que visitaram as empresas mais renomadas no Vale do Silício, em maio deste ano.

Wagner Muller da Compufour Sistemas e Thiago Marques, da Diretoria de Inovação e Tecnologia do SENAC, que também participaram da Missão, compartilharam suas experiências no evento que contou com Tiago da Silva da Agência Única.

Na visão dos palestrantes que vivenciaram a cultura do Vale do Silício, a inovação não se aplica apenas à tecnologia, ela é intrínseca à cultura da região.

“Fomos surpreendidos com o que encontramos por lá. Nossa percepção mudou ao entendermos que a inovação está presente na mentalidade e não apenas no uso da tecnologia, desde pequenos eles aprendem a empreender, os negócios são criados e discutidos em almoços, cafés. Não existe o medo do erro e sim a resolução compartilhada dele”, explica Aragão.

Os desafios de incorporar essa cultura de colaboração e comprometimento foi destaque na fala do executivo. “O problema é dividido entre cada integrante e todos compartilham suas dificuldades e anseios. É um trabalho em conjunto que soma todas as ideias”. Compartilhem, conversem, colaborem entre si”, sugeriu.

“A inovação é um esforço coletivo, devemos exercitar o compartilhamento de ideias”, ressalta Wagner Muller que defendeu que seja constante a busca por inovação. “O empresário que almeja estar no mercado, precisa se renovar, se arriscar, é preciso sair da zona de conforto. Da cadeira, não se inova sentado”, alertou.

Segundo o consultor do SENAC, Thiago Marques, não existe uma fórmula fechada para o sucesso da região, mas ressalta que com um ecossistema integrado a sinergia acontece. “Sem a tríplice hélice composta pelo governo, universidades, empresas e organizações de apoio não há como inovar. Esse ecossistema possibilita investimentos, viabilidade de projeto e troca de experiência franca e aberta”, avalia.

Câmara Empresarial de Tecnologia e Inovação

Conceitos e práticas de gestão, inovação e empreendedorismo nas empresas, são verdadeiras inspirações para novos projetos. Após a vivência no Vale, a Fecomércio SC pretende transformar a Câmara Empresarial de Tecnologia e Inovação, hoje de caráter consultivo, para executivo. Com a mudança, o órgão viabilizará o fomento de projetos que busquem incentivar os empresários inovarem em seus negócios.

A ideia é que essas ações sejam planejadas com as lições aprendidas no Vale do Silício, para isso, passam a fazer parte o professor do SENAC. Thiago Marques, e o empresário Wagner Muller, que terão a oportunidade de levar adiante sua experiência pós Missão. Colaboração, comprometimento, compartilhamento de informações e cultura empreendedora, guiarão esses empresários para o caminho da inovação.