Fecomércio SC marca presença no Inovar 2016

Atualizado em 19 agosto, 2016

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, prestigiou no dia 17, a abertura do Seminário "Gestão Pública – Vereança Forte, Estado Forte", que foi realizado entre os dias 17 e 18, em Florianópolis. O evento é uma realização da UVESC – União dos Vereadores de Santa Catarina – e conta com a participação de lideranças políticas, vereadores catarinenses e especialistas em gestão pública.

Em sua fala aos parlamentares, Breithaupt reafirmou o compromisso da Fecomércio SC com as câmaras de vereadores em um momento em que o apelo à gestão eficiente é cada vez mais forte.

“Esse questionamento é legítimo por parte da sociedade e nos traz a responsabilidade de buscar incessantemente as boas práticas, refundar nossa prática política desde a ética, a independência e o espírito público”, avaliou.

Entres os desafios elencados pelo empresário, foram pontuados o combate à pobreza extrema – que atinge em média 5% das regiões catarinenses – e a necessidade de uma gestão do meio ambiente de forma responsável com espaço para debater soluções nos municípios – que registram também no Estado, um percentual de domicílios com acesso a rede pública de água e esgotamento sanitário ainda deficitário.

"O compromisso de cada mandato público é diretamente proporcional aos desafios que se apresentam. E para superarmos esses desafios, gostaria de deixar o compromisso da Fecomércio de Santa Catarina, juntamente com seus sindicatos patronais de base, o SESC e o SENAC nas suas regiões, para contribuirmos na eliminação desses gargalos históricos de nossa sociedade. Não esquecemos que a crise política e econômica apresenta oportunidades e o novo deve ser construído”, afirmou Breithaupt.

Atuação propositiva junto ao Poder Público
 
Durante a programação, a Fecomércio SC apresentou sua atuação junto as Câmaras Municipais catarinenses e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através Renalegis SC- Rede Estadual de Assessoria Legislativa.

Nos dois últimos anos a Federação vem estruturando um trabalho integrado que permitirá aos Sindicatos estarem cada vez mais vigilantes e atuantes na esfera do poder público local, monitorando os projetos que tramitam no parlamento municipal e atuando naqueles que apresentam impacto ao setor.

O projeto pioneiro e inovador no país sinaliza números positivos de sua atuação. Entre 2013 e 2016 foram analisadas em 12 cidades catarinenses mais de oito mil proposições, destas, 453 foram selecionadas para análise pelo núcleo de relações governamentais e estudos técnicos da Entidade.

O êxito no trabalho realizado na ALESC com um aproveitamento de 94% no trabalho de monitoramento nas matérias de impacto no setor também foi debatido. No âmbito Federal  atuação tem o intermédio da Confederação Nacional do Comércio SC, com monitoramento na Câmara dos Deputados e  Senado.

A articulação nas Casas Legislativas abre espaço para o diálogo propositivo e a construção de uma pauta com o poder público.  Como fruto deste trabalho sistemático, técnico e propositivo nas casas legislativas estadual e federais, anualmente é apresentada a  Agenda Política e Legislativa do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina. A 4ª edição, foi lançada em 2016 na ALESC e na Câmara dos Deputados.

“A personificação desse diálogo é a Agenda Política e Legislativa, que nos permite um resultado histórico, possibilitado pelo amadurecimento do relacionamento institucional e político em todas as esferas, baseado num diálogo franco, transparente e propositivo", analisou Elder Arceno, Gerente Institucional e Governamental da Fecomércio SC.

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa