Opinião Fecomércio SC

Atualizado em 23 agosto, 2016

Redução do Custo Brasil

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, afirmou após reunião no Palácio do Planalto com o presidente em exercício, Michel Temer, que o governo está preparando um programa de desburocratização para “reduzir o chamado custo Brasil”. O objetivo é que a simplificação de processos ajude a melhorar o ambiente de negócios e a competitividade das empresas nacionais, além de gerar mais emprego e renda a população. A Fecomércio SC vê com bons olhos a atitude, já que a desburocratização no Brasil é pauta histórica do setor produtivo.

Em Santa Catarina, um projeto que visa desburocratizar o âmbito empresarial através da criação do Enquadramento Empresarial Simplificado avança com parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça. O projeto prevê a compatibilização e a integração de procedimentos para evitar a duplicidade de exigências e garantir a unicidade na legalização das empresas. Com o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES) será possível o imediato e integral funcionamento empresarial com base nas informações constantes da Autodeclaração, sem prejuízo de posteriores exigências e fiscalizações.

A Federação vem acompanhando a tramitação do projeto e trabalha para que ele seja aprovado o mais rápido possível. A burocracia brasileira é um dos principiais entraves ao desenvolvimento da produtividade, e por consequência, da competitividade, ao elevar custos e dificultar processos. Aqui, há uma demora, por exemplo, em média de 100 dias para abrir uma empresa, enquanto que a média dos países do G-20 é de 20 dias.

Essa dificuldade de fechar e abrir empresas está no topo das reclamações sobre o ambiente de negócios no Brasil e em Santa Catarina. Em 2014, o Brasil ficou em 120º lugar na classificação da facilidade de fazer negócios em um grupo de 189 nações analisadas na pesquisa "Doing Business Report", realizada pelo Banco Mundial.

Portanto, a simplificação dos processos é essencial para Brasil retomar o caminho do crescimento. A necessidade de se reduzir o “custo Brasil” é premente. É fundamental reduzir o tempo de abertura e fechamento de empresa; simplificar o cumprimento das obrigações do DIME-SC (Declaração do ICMS e do Movimento Econômico de Santa Catarina), Folha de Pagamento, SPED Fiscal; (Sistema Público de Escrituração Digital), desobrigar as empresas de serem as responsáveis pela repartição do ICMS, no caso do comércio eletrônico, e unificar as inscrições empresariais nas três esferas (federal, estadual e municipal). Além disso, é importante frisar que são necessárias outras reformas, como uma verdadeira reforma tributária para todas as empresas, capaz de minimizar e simplificar os impostos pagos pelos empresários e uma trabalhista, que assegure a terceirização e garanta maior flexibilização.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina, encaminhará ao grupo interministerial que tratará deste tema, sugestões dos empresários catarinenses do setor, contribuindo nesta pauta para permitir que o Brasil retome o crescimento, a competitividade das empresas e o consequente desenvolvimento econômico e social.

23/08/2016

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior