Crescimento de 6% do turismo em agosto minimiza queda dos serviços em Santa Catarina

Atualizado em 19 outubro, 2016

A queda na demanda das empresas, governo e famílias por serviços em todo o país fez com que o setor tivesse resultados negativos nos últimos dois anos. Em agosto, o recuo da receita nominal foi de 2,3% em Santa Catarina, frente ao mesmo mês do ano passado, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (19) pelo IBGE.  No acumulado de 12 meses, o faturamento recuou 1,1%, segunda baixa desde o início da série histórica, em 2012.

No Brasil, a receita nominal registrou alta de 2,2% na comparação com agosto de 2015, puxada especialmente pelo desempenho do setor turístico. A taxa acumulada de setembro de 2015 a agosto de 2016 foi de 0,2%. O destaque positivo do mês foram as atividades turísticas, que cresceram 2,6% no Brasil e 6% em Santa Catarina na comparação com agosto de 2015. Os Jogos Olímpicos contribuíram para alavancar o segmento em todo o país e minimizar a tendência de queda.

Nos últimos 12 meses também houve uma leve alta tanto em nível nacional, quanto estadual. No Brasil, a taxa está em 0%, contra os -0,3% de julho. Santa Catarina atingiu -0,6%, após registrar -1,3% no mês anterior.

O setor é um dos mais importantes na composição do PIB e sofre influência de diversos fatores, como o nível de emprego, renda das famílias, comportamento da indústria, volume de vendas no comércio e contratações de serviços pelo governo, que foram paralisadas com os cortes orçamentários. “Os serviços em SC foram impactados pela desaceleração do comércio e da indústria, onde o volume de vendas encolheu 7,9% e a produção industrial 6,7% no acumulado de 12 meses. Os números negativos foram puxados pelos transportes, que pesam na composição do índice geral e registraram queda de 6,5% na comparação com agosto de 2015. Como menos produção para escoar, o transporte de cargas diminui”, explica o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova.

Leia mais: Vendas caem 4,1% em agosto, mas varejo catarinense começa reagir

Conforme ele, o resultado preocupa visto que este é 20º mês em Santa Catarina e o 27º no Brasil em que o faturamento do setor situa-se abaixo da inflação. Isto significa que a variação da receita nos cinco segmentos que compõe o setor é menor do que o aumento dos custos no período.

O sinal positivo para o setor vem do mercado de trabalho: em agosto houve a criação de 1.943 empregos formais. Depois de uma sequência de fechamento de vagas, a expectativa da Federação é desaceleração do desemprego e contratação de trabalhos temporários com a proximidade das festas de fim do ano e o verão.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior