Economia começa tomar novos rumos com PEC 241, avalia Fecomércio SC

Atualizado em 26 outubro, 2016

A PEC 241 aprovada na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira (26) já mostra os impactos na economia brasileira. A análise da Proposta de Emenda à Constituição, que limita os gastos públicos nos próximos 20 anos, foi concluída após cerca de 14 horas de sessão.  O texto seguirá para análise no Senado, onde deve ser votado em 13 de dezembro.

Desde a votação do texto-base no primeiro turno, no início de outubro, a taxa básica de juros da economia, a SELIC, iniciou uma trajetória de queda, caindo 0,25 pontos percentuais, algo que não se via desde 2012; o dólar caiu 3,1% desde o dia 10 e os índices de confiança do empresário do comércio e do consumidor em Santa Catarina continuam em elevação.

A Fecomércio SC avalia positivamente a aprovação da PEC 241. Para o presidente da entidade, Bruno Breithaupt, a medida deve ser vista como um primeiro passo para a estabilização macroeconômica do Brasil. “A partir da aprovação, é necessário reformar a previdência, adequando-a a nova realidade demográfica do País para solucionar de maneira mais imediata o problema fiscal, dando mais efetividade a própria PEC. Também precisamos de mais estímulos à iniciativa privada, como a modernização da legislação trabalhista, regulamentação da terceirização, negociado sobre o legislado, além da racionalização da carga tributária, de modo a desburocratizar e melhorar a eficiência do ambiente de negócios”, aponta.

Leia mais

Artigo: "Limite de gastos públicos inaugura nova etapa de responsabilidade fiscal ao Brasil"

 

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar