Catarinenses firmam carta de intenções para fomentar intercâmbio com universidade sueca

Atualizado em 18 maio, 2017

A missão técnica catarinense formada por 28 profissionais de diversas áreas cumpriu agenda na terça-feira (16) na cidade de Jönköping, distante pouco mais de 300 quilômetros da capital sueca. Na ocasião, a Universidade de Jönköping e os presidentes dos Conselhos Regionais de Administração de SC, Evandro Fortunato Linhares, do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier, e da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, assinaram uma carta de intenções para facilitar o intercâmbio dos alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Confira a galeria de fotos

Presidente da Fecomércio SC mergulha no ‘estilo nórdico’ de negócio

A Universidade de Jönköping está situada na região dos lagos e tem pouco mais de 130 mil habitantes com população predominantemente universitária. A instituição tem um perfil diferenciado focado na internacionalização, empreendedorismo e inovação em negócios. Entre os cursos de destaque são oferecidos Medicina, Educação, Comunicação, Engenharia e Escola de Negócios.

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, destaca o potencial desta parceria para Santa Catarina: “A Suécia é umas das economias mais competitivas e diversificadas do mundo. O país tem uma política centrada nos investimentos em educação e tecnologia para estimular a inovação e produtividade nacional. Será uma oportunidade promissora para os dois lados”.

Conforme o presidente do CRA-SC, Evandro Linhares, a iniciativa possibilita o acesso a uma das instituições mais conceituadas da Suécia. "Vamos gerar uma parceria que estimula o avanço do conhecimento. Com isso teremos empresas com maior competitividade, além de benefícios diretos para a sociedade", destaca.

Para o idealizador da Missão Suécia, Eduardo Bridi, o acordo trará uma nova oportunidades para Santa Catarina: “ Quando falamos em aproximar a comunidade acadêmica aqui na Suécia falamos também na participação ativa e saudável das empresas, ou seja, é algo muito produtivo. Vai além de apenas estudar, existe um benefício muito maior", afirma Bridi.

O professor Roy Anderson, diretor de Assuntos Internacionais da Jönköping University, falou sobre a atuação em países como Brasil e Ásia, onde o intercâmbio é uma realidade dinâmica com a ida e vinda de estudantes para participar de estágios internacionais por seis meses. A Universidade de Jönköping mantém este intercâmbio em cidades brasileiras como Florianópolis (UDESC), Joinville (Fundação Tupy) e com outras duas universidades de SP.

Integração com mercado

O presidente da Universidade, Mats Jagstam, fez uma apresentação sobre a instituição, destacando o foco na integração com a indústria, um dos principais diferenciais na rotina dos mais de 11 mil estudantes matriculados. A instituição tem o maior número de estrangeiros matriculados no país: cerca de 20% dos estudantes são de outras nacionalidades. Brasileiros são 12 estudando neste semestre.

"Formamos aqui pessoas especializadas que serão agentes transformadores para o conhecimento, causando grande impacto nas sociedades", exaltou o presidente. Segundo o paulista Daniel Freytag, que cursa engenharia de produção há três anos, as companhias são atraídas para dentro da universidade e este é o grande diferencial competitivo.

A instituição desenvolveu o Science Park, onde são criadas cerca de 60 startups por ano- 50% delas do setor de engenharia. A área é a grande vitrine da instituição e contribui para a ampliação do potencial de integração entre os acadêmicos e grandes empresas, como a Electrolux.

Leia mais: Comitiva da Missão Suécia conhece bastidores da gigante de eletro em Estocolmo

A comitiva segue com agenda na Universidade de Jönköping e programou um almoço de negócios na Câmara de Comércio, no Palácio do estado.