Alesc aprova fundo garantidor das Parcerias Público Privadas

Atualizado em 24 maio, 2017

Assembleia havia aprovado novo marco regulatório das PPPs na semana passada

O projeto de lei que institui o fundo garantidor das parcerias público-privadas (FGP) em Santa Catarina foi aprovado na terça-feira (23), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Na última semana, o PL que institui o Marco Regulatório das PPPs havia sido votado, adequando a lei estadual à legislação federal. O objetivo é dar garantia de pagamento de obrigações pecuniárias assumidas pelo poder público em caso de parcerias. Agora, ambos seguem para a sanção do governador Raimundo Colombo.

“Esta regulamentação é fundamental para o Estado aproveitar as oportunidades de investimentos e ficar à frente na corrida pela competitividade, produtividade e o desenvolvimento”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Segundo o líder empresarial, a aprovação possibilita o apoio da iniciativa privada em obras de infraestrutura consideradas essenciais para impulsionar diversos setores da economia, a exemplo do turismo.

Em março, a Federação havia recebido o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o presidente da EMBRATUR, Vinicius Lummertz e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, para assinar o decreto que regulamenta o programa em Florianópolis. Na ocasião, o ministro destacou o potencial das marinas: "Navios e cruzeiros não aportam devido à falta de uma estrutura adequada. A implantação de equipamentos possibilita fomento para o Estado através do turismo”, defendeu.

Leia mais:

Decreto regulamenta parcerias para impulsionar o turismo em Florianópolis

Cruzeiros podem potencializar economia do mar em SC

O fundo das PPPs é composto por dinheiro, títulos da dívida pública federal, ações preferenciais ou ordinárias, direitos econômicos e creditórios, bens imóveis dominicais, recursos orçamentários destinados ao FGP, receitas de contratos de parceria público-privada, doações, auxílios, contribuições ou legados destinados ao FGP e Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Catarinense. A gestão ficará a cargo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). 

 

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar