ECONOMIA

Santa Catarina registra maior volume de vendas do Brasil em abril, aponta IBGE

Atualizado em 28 junho, 2018

Aumento no varejo brasileiro (1,9%) foi mais tímido

Santa Catarina lidera novamente com o maior volume de vendas no país e reforça a tendência de recuperação do comércio catarinense. Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (13), a alta foi 24,5% em abril na comparação com o mesmo mês de 2016.

Este é o sexto resultado positivo consecutivo do varejo catarinense. Em termos de receita nominal, a variação foi em 24,6%. O estado já havia se destacado no primeiro trimestre deste ano. Somando o primeiro quadrimestre do ano, o estado avançou 14,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Fatores como a queda da inflação, mercado interno consolidado e a retomada do crédito e da renda provocaram a melhora do ambiente de negócios.  De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, Santa Catarina foi o último a entrar e o primeiro a sair da recessão. “Fomos o primeiro estado do Brasil a apresentar crescimento nas vendas. Estes resultados positivos não se viam desde setembro de 2015. Historicamente duas características influenciam no poder de compra em SC: menor índice de desemprego do país e renda média mais alta. Pontualmente, tivemos a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) a partir de março e a Páscoa, comemorada em abril”, comemora.

No acumulado de 12 meses, que mostra a tendência do setor, o volume de vendas do varejo restrito (sem atividades de material de construção e veículos) cresceu 2,7%, na comparação com o mês passado, configurando-se como a taxa mais alta desde junho de 2014 e a maior do país. Quanto à receita nominal, a variação de maio de 2016 a abril de 2017 foi 10,1%, também acima do resultado do mês anterior (8,2%).

Os segmentos que puxaram a alta foi o de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (56,5%)- setor que vinha em uma trajetória de queda na demanda – e os Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (43,8%), com a desinflação dos alimentos. Já os segmentos mais dependentes do crédito, como os móveis (-14,7%) sentem o impacto da restrição ao crédito e os juros altos.

O varejo brasileiro cresceu 1,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. Esta foi a primeira variação positiva após 23 taxas negativas seguida nessa base comparativa. A variação da receita foi positiva em 3,4%. No acumulado de 12 meses, o resultado do volume de vendas fechou com queda de 4,6% e a receita nominal atingiu 3,4%. Em abril, 13 dos 27 estados tiveram aumento, conforme o IBGE.

 

 

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar