Com maior índice de endividados, Florianópolis opta pelo pagamento à vista no Dia dos Namorados
Florianópolis registrou um índice expressivo de compras à vista no Dia dos Namorados. Conforme a Pesquisa de Resultado de Vendas realizada pela Fecomércio SC, 75,2% optaram por esta forma de pagamento, somando cartão de crédito (45,6%), débito (18,4%) e dinheiro (11,2%). O indicador é bastante positivo, visto que a Capital tem o maior percentual de endividados (85%) e com contas em atraso (24,4%) em SC, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) de junho.
Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas
Confira também o relatório de Avaliação do Consumidor
Os estabelecimentos registraram o segundo maior ticket médio (R$158,93) em Santa Catarina, acima da média estadual (R$ 149,80), mas inferior ao valor gasto em 2016 (R$192,63). Pelo menos 9,6% contrataram temporários para atender a demanda.
“O Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio, atrás apenas do Natal e o Dia das Mães. Os catarinenses não deixaram de presentear o companheiro, mas optaram por produtos adequados a sua realidade econômica. Os dados mostram que o faturamento e o volume de vendas começam se recuperar, ainda que de forma lenta”, pontua o presidente da Federação Bruno Breithaupt.
Embora a variação do faturamento tenha sido negativa (-6,4 %) em relação ao ano passado, as lojas tiveram alta de 16,6 % na receita na comparação com os meses comuns, mostrando a força da data para o varejo e os serviços. Do ponto de vista dos empresários, a frequência de pesquisa de preço foi baixa (54%), contra 30% que consideraram alta. A pesquisa da Fecomércio SC foi realizada com 389 empresas em sete cidades no estado- Lages, Chapecó, Blumenau, Itajaí, Joinville, Criciúma e Florianópolis.
Leia mais:
Dia dos Namorados impulsiona faturamento do comércio em Blumenau
Chapecó tem maior faturamento e ticket médio no Dia dos Namorados
Criciúma tem maior índice de compras a prazo no Dia dos Namorados
Itajaí tem menor ticket médio no Dia dos Namorados
Faturamento cresce 33% no Dia dos Namorados em Joinville
Para 76% dos empresários pesquisa de preço teve baixa adesão em Lages