Casais foram comedidos nas compras do Dia dos Namorados em Santa Catarina
O Dia dos Namorados deste ano foi de presentes mais modestos e pagamento à vista em Santa Catarina. A Pesquisa de Resultado de Vendas realizada pela Fecomércio SC aponta que os casais foram cautelosos nas compras: os estabelecimentos registraram ticket médio de R$ 149,80, 10,7% a menos do que o ano passado. Chapecó (R$ 174,96) e Florianópolis (R$ 158,93) se destacam com gastos acima da média estadual.
Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas
Confira também o relatório de Avaliação do Consumidor
Embora a variação do faturamento tenha sido negativa (-2,2%), a queda foi inferior ao ano passado (-9,5%). Já na comparação com os meses comuns, as lojas tiveram alta de 19,2% na receita, mostrando a força da data para o varejo e os serviços. Pelo menos 10,9% contrataram temporários para atender a demanda.
“O Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio, atrás apenas do Natal e o Dia das Mães. Os catarinenses não deixaram de presentear o companheiro, mas optaram por produtos adequados a sua realidade econômica. Os dados mostram que o faturamento e o volume de vendas começam se recuperar, ainda que de forma lenta”, pontua o presidente da Federação Bruno Breithaupt.
Seguindo a tendência das outras datas comemorativas, a forma de pagamento mais utilizada foi à vista (71,8%), dividida entre cartão de débito (38,2%), cartão de crédito (20,4%) e dinheiro (13,5%). Do ponto de vista dos empresários, a frequência de pesquisa de preço foi baixa (55%) nos estabelecimento, contra 28% que consideraram alta. A pesquisa da Fecomércio SC foi realizada com 389 empresas em sete cidades no estado- Lages, Chapecó, Blumenau, Itajaí, Joinville, Criciúma e Florianópolis.
Leia mais:
Chapecó tem maior faturamento e ticket médio no Dia dos Namorados
Criciúma tem maior índice de compras a prazo no Dia dos Namorados
Com maior índice de endividados, Florianópolis opta pelo pagamento à vista
Itajaí tem menor ticket médio no Dia dos Namorados
Faturamento cresce 33% no Dia dos Namorados em Joinville
Para 76% dos empresários pesquisa de preço teve baixa adesão em Lages