Setor produtivo, secretaria de educação e municípios passam a atuar em rede para oferta de EJA

Atualizado em 22 maio, 2018

Plataforma que será lançada em seminário no dia 27 mapeia escolas de educação de jovens e adultos

As federações do comério (Fecomércio), indústria (FIESC), da agricultura (Faesc) e dos transportes (Fetrancesc), em parceria com a Undime-SC e com a Secretaria Estadual de Educação, somam esforços para elevar a escolaridade do trabalhador no Estado. Santa Catarina conta com mais de 2,2 milhões de trabalhadores formais, no qual 724,8 mil (33%) ainda não concluíram a educação básica, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), de 2015.

Para começar a reverter este cenário, as entidades lançam a campanha estadual “O estudo é o seu melhor amigo pra vida” com objetivo de sensibilizar os catarinenses sobre a importância de retomar a trajetória estudantil. Uma plataforma de geolocalização, que mapeia as escolas de educação de jovens e adultos mais próximas, pode auxiliar neste processo. A capilaridade dos ofertantes é ampla, atingindo 201 municípios e somando 421 estabelecimentos para a realização das aulas. A ferramenta estará disponível no site do movimento Santa Catarina pela Educação.

A campanha será apresentada no dia 27 de julho durante o seminário “Educação de Jovens e Adultos: construindo um ecossistema para uma atuação em rede”, em Blumenau, que contará com a participação do especialista Timothy Ireland, coordenador da Cátedra da Unesco em EJA.

“Estamos mobilizando todo um ecossistema, entre escolas públicas, privadas e Sistema S, para elevação da escolaridade básica do trabalhador. A Reforma do Ensino Médio também poderá ajudar a reter o estudante na escola para, no futuro, termos trabalhadores mais capacitados. O EJA do SESC, por exemplo, conta com uma metodologia inovadora e formou este mês a 18ª turma”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Saiba mais sobre o EJA do Sesc

A volta aos bancos escolares é um desafio no estado. Santa Catarina registra uma taxa significativa de jovens que não concluíram o ensino médio aos 19 anos (32,3%). São estes jovens que, mais tarde, buscam a educação de jovens e adultos para concluir o ensino básico. De acordo com o Censo Escolar do Ministério da Educação, mais de 64 mil pessoas frequentavam os cursos de EJA em Santa Catarina no ano passado. 

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa