STF declara inconstitucionalidade de interferência dos Estados em estacionamentos privados

Atualizado em 03 agosto, 2017

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de considerar inconstitucional a legislação estadual do Rio de Janeiro – que trata da exigência da presença de funcionário que seja responsável pela segurança de estacionamentos privados – abriu jurisprudência para futuras decisões acerca da matéria no país.

Para a Fecomércio SC, a decisão repercutirá em todas as Assembleias Legislativas levando a reanálise de matérias semelhantes que tramitam no parlamento estadual. Ainda segundo a Entidade, a decisão final do STF preservou os princípios da livre iniciativa e livre concorrência, essenciais ao desenvolvimento econômico saudável do mercado.

O julgamento da ADI 4862, que declarou inconstitucional lei no Paraná sobre cobrança fracionada em estacionamentos, foi citado pelo relator do processo, Ministro Roberto Barroso. Em sua fala, Barroso afirmou que a lei carioca também infringiu a competência privativa da União – contemplada no artigo 22 da Constituição Federal, além de desobediência do direito da União de legislar sobre o direito do Trabalho quando impede a terceirização na contratação de funcionários pelas empresas de estacionamentos.

Saiba mais

A Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI 451, ajuizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), declarando inconstitucionais os artigos 1º, 4º e 5º da Lei fluminense 1.748/1990 prevaleceu por 6 votos a 3 em julgamento no dia 1º de agosto pelo STF.

A lei considerada inconstitucional obriga pessoas físicas ou jurídicas, seja qual for seu ramo de atividade, que ofertam estacionamento ao público manter funcionários próprios para garantia da segurança e cercar o local, sob pena de pagamento de indenização em caso de prejuízos ao dono do veículo.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior