Comércio registra faturamento abaixo do esperado no Dia dos Pais em Santa Catarina
Retração do volume de vendas impactou no resultado da data
O ticket médio mais alto neste Dia dos Pais não foi suficiente para puxar para cima o faturamento das lojas em Santa Catarina. Com o volume de vendas menor, o caixa do comércio registrou queda de 3% em relação ao ano passado, conforme a Pesquisa de Resultado de Vendas, realizada com empresários de Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis. Se por um lado Criciúma amargou retração de 9,6% no período, Chapecó teve alta de 3,8%, o único número positivo entre as cidades pesquisadas.
Na comparação com os períodos de movimentação normal, no entanto, a data trouxe crescimento de 1,5% na receita. Apenas as cidades de Joinville (-1,7) e Florianópolis (-0,8) tiveram queda. Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a data comemorada no segundo domingo de agosto aquece o varejo no terceiro trimestre, mas o volume de vendas ainda está bastante retraído: “O catarinense garantiu o presente do pai, mas já não consome com o mesmo vigor de antigamente. Isso reflete o momento de lenta recuperação da economia catarinense e nacional”.
Outro indicador que mede o desempenho da data é a contratação de temporários para atender a demanda. Neste ano, um número bastante reduzido de empresas (8,4%) reforçou o quadro funcional. Com o maior índice está Lages, onde quase 15% dos empresários contratou no período por conta da temporada de inverno que movimenta a Serra.
A pesquisa de preço antes de escolher o presente foi equilibrada: 40% considerou a frequência baixa e 38% alta. A forma de pagamento mais utilizada também reflete o poder de compra dos consumidores. Neste ano, mais da metade (56%) optou pelo parcelamento, entre cartão de crédito (45,5%) e crediário (10,5%).