Seminário da Fecomércio SC trouxe lideranças para discutir futuro das relações de trabalho

Atualizado em 26 dezembro, 2018

Evento reuniu público qualificado para repensar novos cenários com a Reforma Trabalhista

Cerca de 100 pessoas, entre empresários, dirigentes sindicais, advogados e profissionais ligados às entidades representativas do setor patronal do comércio, serviços e turismo catarinense estiveram reunidos no último sábado (23) para discutir as novas relações de trabalho com a Reforma Trabalhista. O seminário da Fecomércio SC Reforma Trabalhista em Debate trouxe dois nomes fortes para apresentar as perspectivas e desafios com as mudanças na legislação: o desembargador do Tribunal Regional da 12ª Região, Alexandre Ramos, e o vice-presidente da Fecomércio de São Paulo, Ivo Dall´Aqua, além de realizar duas rodadas de discussões.

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, abriu a programação com uma fala propositiva em relação às mudanças nas leis trabalhistas: “Entre as reformas propostas no Congresso, a Trabalhista é a que tem mais potencial de gerar crescimento da economia, visto que a criação de regras mais específicas para cada categoria tende a impactar na produtividade e, consequentemente, melhorar o desempenho dos setores produtivos, gerando mais emprego e renda”.

Para obter mais produtividade e relações de trabalho equilibradas, garantindo a satisfação de empregadores e empregados, as empresas precisam de planejamento e de equipes preparadas para utilizar as diferentes formas de contrato de trabalho previstas na nova legislação, conforme o desembargador. Ramos foi o primeiro palestrante do seminário e abordou questões técnicas sobre a Lei 13.467/17, que passa a valer a partir de novembro, abordando ponto a ponto as principais mudanças e as implicações nos contratos de trabalho.

A livre negociação das condições de trabalho entre empregados e empregadores deve fortalecer as entidades sindicais, conforme o vice-presidente da Fecomércio de São Paulo. Com o novo panorama, cabe aos sindicatos representar os interesses da sua classe no processo de negociação coletiva, definindo as obrigações e questões específicas de cada setor de forma mais flexível e sem retirar os direitos dos trabalhadores. Com o novo mecanismo (negociado/legislado), o Estado passa a ser regulador e não mais interventor do mercado de trabalho.

O vice-presidente da Fecomércio SC e presidente da Câmara Empresarial de Relações Trabalhistas e Assuntos Legais, Celio Spagnoli, coordenou o debate com os dois convidados.  Segundo ele, a modernização das leis trabalhistas deve impulsionar o mercado de trabalho e trazer mais segurança jurídica, criando um ambiente favorável à geração de empregos.

Durante à tarde, o presidente Bruno Breithaupt recebeu o procurador chefe do MPT da 12ª Região, Marcelo Neves, o advogado do Sebrae Santa Catarina, Pedro Cherem Pirajá Martins, e o presidente da UGT/SC, Waldemar Sculz Junior, para discutir as distintas visões das relações capital-trabalho, em painel mediado pelo gerente jurídico da Fecomércio SC, Rafael Arruda.

Segundo Arruda, o debate reafirmou a necessidade de convergência de pensamentos entre todos os atores das relações de trabalho: “A flexibilização das regras trabalhistas aumenta a responsabilidade dos representantes de empregadores e empregados, que continuarão a exercer suas prerrogativas de representação sindical, porém com possibilidades muito mais amplas de atuação”.

Garantia da segurança jurídica e a possibilidade de adequar as obrigações à
nova realidade do mercado de trabalho foram a tônica de todo seminário

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior