Fecomércio SC adere ao Movimento Floripa Sustentável

Atualizado em 21 agosto, 2018

Pelo menos trinta entidades de classe, ONGs, profissionais autônomos, empreendedores e estudantes de Florianópolis estão reunidos para apoiar o Movimento Floripa Sustentável, lançado oficialmente em evento nesta segunda-feira (9), na Fecomércio SC.

Os integrantes do movimento unem forças para discutir soluções e criar um ambiente de diálogo para o desenvolvimento sustentável da cidade. São necessários quatro pilares para a cidade crescer de forma responsável, segundo o movimento: preservação ambiental, crescimento econômico, desenvolvimento social e planejamento urbano. Na página do projeto será possível interagir e sugerir soluções para a cidade.

Nas últimas décadas, Florianópolis apresenta alta taxa de crescimento populacional e sofreu processo de urbanização acelerada, evidenciando a impossibilidade de manter o atual modelo de desenvolvimento. “Temos de criar uma transição para um desenvolvimento sustentável, que integre as dimensões social, ambiental, econômica e de ocupação urbana, baseado em uma economia que seja includente, verde e responsável”, afirma o manifesto lançado pelo movimento.

A Fecomércio SC também está apoiando este mês um evento que está alinhado às diretrizes do movimento. De 20 a 22 de outubro, a Grande Florianópolis sediará o 4ª encontro internacional da Juventude Lixo Zero (IV Zero Waste Youth Meeting), na Unisul Pedra Branca, Grande Florianópolis, em Palhoça.  São esperados cerca de 400 participantes, com representantes de vários estados e países.

Entre os palestrantes internacionais está a australiana Ronni Kahn, liderança de uma ONG que é modelo global de resgate de comidas, e Pal Martesson, fundador e gestor do maior parque de reciclagem do mundo, localizado na Suécia.  Também serão realizadas visitas técnicas e oficinas para engajar os jovens na causa, tornando-os líderes, multiplicadores e agentes de mudança. 

Saiba mais

 

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa