ECONOMIA

Comércio catarinense registra 10ª alta no volume de vendas em agosto

Atualizado em 28 junho, 2018

Variação foi de 16,4% na comparação com mesmo mês de 2016

O mês de agosto manteve a tendência de recuperação do comércio varejista catarinense. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (11) pelo IBGE, o comércio em Santa Catarina apresentou uma variação positiva de 16,4% no volume de vendas em agosto na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Esta é a décima variação positiva e a mais alta entre todos os estados. Em seguida, aparece o Acre, com variação de 12,9%. Em termos de receita nominal, nesta mesma comparação, a variação foi positiva em 13,8%.

Fatores como a liberação do saldo inativo do FGTS, o mercado interno consolidado, com menor informalidade no Estado, e a retomada do emprego provocam esta recuperação consistente. “Santa Catarina já é o estado que mais recuperou as vendas em 2017 no Brasil. Nos primeiros oito meses do ano, o crescimento foi de 13,5% quando comparado com o mesmo período do ano passado. É verdade que a base de comparação é baixa, já que o ano de 2016 foi muito ruim, mas o segundo colocado, o estado do Alagoas, apresenta um resultado positivo de 7,7%, bem abaixo do nosso”, pondera o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova.

Em base de comparação, o acumulado de 12 meses, o volume de vendas do comércio varejista restrito (sem atividades de material de construção e veículos) apresentou variação de 8,5%, acima dos 6,9% do mês anterior. É a taxa mais alta desde junho de 2012 e novamente o melhor resultado entre todas as unidades da federação. Quanto à receita nominal, a variação de setembro de 2016 a agosto de 2017 é de 11,6%, acima do resultado de 11,1% do mês anterior.

Entre os segmentos, a maior alta nas vendas se deu no segmento de hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: 28,4% a mais que agosto de 2016, e eletrodomésticos, com 18,1%. Por outro lado, houve forte queda no segmento de tecidos, vestuário e calçados (-8,4%) na comparação com agosto de 2016.

Segundo o economista, outro ponto positivo é que em agosto a recuperação começou a dar sinais de expansão para todos os segmentos, visto que apenas móveis e livros continuam apresentando resultados negativos no acumulado de 12 meses. Porém, o crédito ainda permanece escasso, o que não torna viável ainda uma recuperação plenamente consolidada. Até o mês de julho, a recuperação estava concentrada nos segmentos de supermercados, com a desinflação dos alimentos, e pelo segmento de equipamentos e materiais de escritório, que aponta a retomada dos investimentos na economia catarinense.

Cenário nacional

Para o Brasil, o comércio varejista restrito registrou alta de 3,6% no volume de vendas em relação ao mesmo mês do ano passado. Esta foi a quinta variação positiva consecutiva após 23 taxas negativas seguida nessa base comparativa. Nesta mesma comparação, a variação da receita foi positiva em 1,3%. Já no acumulado de 12 meses, o resultado fechou com queda de 1,6% e a receita nominal atingiu 2,3%.

 

 

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior