Certificação Digital

Atualizado em 18 abril, 2018

Certificado digital, e-CPF, NF-e, e-CNPJ

Como escolher o certificado digital

Um dos primeiros passos para tornar sua empresa mais digital, interativa e, por consequência, eficiente, é adquirir um Certificado Digital. Por quê? A quantidade de negócios que acontece pela internet já é muito grande, e tende a crescer cada vez mais. E para que você participe ativamente destes negócios, o Certificado torna-se essencial, tanto pela segurança, quanto pela praticidade.

Mas, para quem resolve entrar no mundo dos negócios online e não tem conhecimento sobre os certificados digitais, a grande variedade de opções pode gerar confusão. Por isso, irei explicar qual é o certificado certo para sua empresa, tornando o processo mais assertivo.

Rapidamente, o que é um certificado digital?

Ele é um arquivo eletrônico que funciona como se fosse uma assinatura digital, que utiliza chaves criptografadas para confirmar sua identidade ou de sua empresa na web. A Certificação Digital, nos dias de hoje, é o que há de mais moderno em segurança para proteger informações trocadas no ambiente virtual. Sua tecnologia foi desenvolvida especificamente para oferecer segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas.

Ele possui duas (3) possibilidades de formato: um arquivo instalado em seu computador (A1) ou um cartão de segurança, como um token, que permite portabilidade (A3) e mobile ID (celular).

Quais são os principais tipos disponíveis para empresas?

Em uma breve pesquisa pela internet você encontrará diversos formatos de certificado, mas somente o e-CNPJ atende a todos os tipos de documentos fiscais eletrônicos, tanto em formato A1 como A3.

• e-CNPJ: é o CNPJ digital da empresa e permite realizar transações online com validade jurídica. O custo varia de R$ 175 a R$ 510 para o certificado Fecomércio SC.
  • e-NFe: criado para assinatura de notas fiscais eletrônicas, Conhecimento de Transporte Eletrônico e Manifesto de Destinatário. O custo varia entre R$ 295 e R$ 1.080.

Qual é o formato certo para minha empresa?

Primeiro, se você precisa de mobilidade ou uso em vários computadores, talvez seja melhor optar pelo formato A1, que fica armazenado em seu computador e permite backup para até 10 máquinas extra. Se você preza mais pela segurança dos dados, o modelo A3 é mais recomendado. Ele pode ser acessado através de um cartão com leitor específico plugado em sua máquina, ou com um token USB, sempre com a digitação de senha obrigatória.

E qual é o tipo mais recomendado: e-CNPJ ou e-NFe?

Isto depende de alguns fatores, como o quanto você pretende investir e quem emite as notas fiscais eletrônicas. A recomendação é optar pelo e-CNPJ, ideal para quase todas as operações. O e-CNPJ foi concebido para a comunicação eletrônica entre pessoas físicas e a Receita Federal Brasileira, permitindo a realização de consultas e atualização dos cadastros de contribuinte pessoa jurídica, obtenção de certidões da Receita Federal, cadastro de procurações e acompanhamento de processos tributários através da Internet sem a necessidade de ir munido de diversos documentos até um posto de atendimento.

Com o e-CNPJ também é possível emitir nota fiscal eletrônica, mas não é o mais indicado se na sua empresa o responsável pelo e-CNPJ não é o único a emitir notas fiscais eletrônicas. Se este for o seu caso, utilize o Certificado Digital para a emissão de Notas Fiscais, que foi desenvolvido exclusivamente para essa finalidade e permite que diversos funcionários emitam a nota fiscal, identificando o faturista e realizando um faturamento mais seguro.

Ficou com alguma dúvida quanto aos certificados? Entre em contato com a equipe Fecomércio SC pelo telefone 48  3229-1059 e encontre a melhor opção para sua segurança no mundo digital.

A Fecomércio SC completa seu negócio.