Fecomércio
Início Intranet


Twitter Facebook Youtube Flickr



 
 
-A +A
Missão

"Representar as empresas do comércio de bens, serviços e turismo, objetivando o desenvolvimento sustentável."

Visão

"Até 2020 ser referência na representação do comércio de bens, serviços e turismo, para o empresário catarinense."

Valores

• Ética
• Empreendedorismo
• Comprometimento
• Transparência
• Inovação
• Sustentabilidade
• Proatividade

Histórico

Entidade representativa do sindicalismo patronal catarinense, a Federação do Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo de Santa Catarina foi criada em 10 de agosto de 1948, a partir do interesse comum de cinco sindicatos. O Sindicato do Comércio Atacadista de Florianópolis, Sindicato do Comércio Varejista de Florianópolis, Sindicato dos Representantes Comerciais de Florianópolis, Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Francisco do Sul e o Sindicato dos Representantes Comerciais de Joinville foram os fundadores da Federação. O objetivo fundamental destes era promover a união do empresariado comercial catarinense para fortalecer a classe.

Desde então, a Fecomércio vem representando, orientando e defendendo o empresariado, e em parceria com seus sindicatos filiados trabalha pela harmonia das relações trabalhistas. No decorrer desta trajetória, cinco dirigentes passaram pela presidência da entidade. Charles Edgar Moritz foi o primeiro presidente assumindo o mandato de 1948 a 1962 e também no período de 1974 a 1992; Haroldo Soares Glavan atuou de 1958 a 1962 e também de 1962 a 1974; Eduardo Matiewicz foi presidente de 1992 a 1998, seguido de Antônio Edmundo Pacheco, que foi eleito presidente nas gestões 1998 a 2001 e reeleito para 2001 até 2004 e assumiu ainda mais um mandato, que terminou no começo de 2009 devido ao seu falecimento. O último e atual presidente da Fecomércio SC é o empresário Bruno Breithaupt, que ficará à frente da Federação até agosto de 2010.

Hoje, a Federação aumentou a sua representatividade e também ampliou a abrangência de categorias, ao agregar no seu quadro o segmento de turismo. Através do seu trabalho, a Fecomércio possibilita uma maior intercâmbio de conhecimentos e interesses entre os seus sindicatos filiados. Com o crescimento, sua representatividade atual chega a 80% no Estado. São no total 70  sindicatos filiados, divididos nas seguintes categorias: Comércio Atacadista, Varejista e Supermercadista; Comércio Atacadista de Madeiras; Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos; Comércio Varejista de Veículos; Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis; Institutos de Beleza, Cabeleireiros, Esteticistas e Similares; Centros de Formação de Condutores; Representação Comercial; Despachantes; Revendedores de GLP.











Rua Felipe Schmidt 785 - 5º andar - Centro
Florianópolis - SC - Cep 88010-002
Pabx: 48 3229 1000 e Fax: 48 3229 1004
email: fecomercio@fecomercio-sc.com.br
links úteis senac sesc senac outros links