“Perdemos um expoente do empreendedorismo catarinense”, afirma presidente da Fecomércio/SC

Atualizado em 13 setembro, 2015

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC) lamenta o falecimento do empresário Eggon João da Silva, fundador da empresa WEG, em Jaraguá do Sul. O catarinense de 85 anos faleceu na madrugada deste domingo de causas naturais.
Reconhecido como um dos industriais mais influentes do Brasil, Eggon criou a fábrica de motores em 1961 ao lado de Werner Ricardo Voigt e Geraldo Werner Werninghaus. O nome WEG, além de unir as iniciais dos sócios, significa ‘caminho’ em alemão. Visionário, o trio investiu em Jaraguá do Sul, na época com cerca de 20 mil habitantes. A morte enlutou o meio empresarial e político no Estado.
“Perdemos um exemplo de empreendedorismo catarinense. Eggon era reconhecido pela valorização das pessoas. Em uma de suas célebres frases afirma ‘Quando faltam máquinas, você as pode comprar; se não tiver dinheiro, pode pegar emprestado; mas homens você não pode comprar ou pedir emprestado. Homens motivados são a base do êxito’. Sem dúvida, ele deixou seu legado na indústria brasileira e mundial, contribuindo também para criar uma cultura empresarial forte em Santa Catarina”, conforme afirma o presidente da Fecomércio/SC, Bruno Breithaupt.
Nascido em 17 de outubro de 1929 em Schröeder, norte de Santa Catarina, Eggon começou a trabalhar cedo, aos 13 anos, em um cartório de Jaraguá do Sul. Em 1957, depois de 14 anos no principal banco do Estado, torna-se sócio da João Wiest & Cia. Ltda., fábrica de produção de canos de escape para veículos, então com oito funcionários. Quatro anos depois, Eggon deixa a empresa, que já contava com 150 funcionários.
Em abril de 1961, funda a WEG, que na época produzia apenas motores elétricos. Até 1989, exerceu o cargo de Diretor Presidente, conduzindo a empresa a figurar entre as maiores do setor, com participação destacada no mercado nacional e internacional. De 1989 a 2004, foi presidente do Conselho de Administração da WEG. Também fez parte dos conselhos da Oxford, Tigre, Marisol e Perdigão, onde foi diretor presidente entre 1994 e 95, momento em que cumpriu a missão de recuperação financeira da empresa.  

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar