A BR-280 e a falta de compromisso do governo federal

Atualizado em 21 outubro, 2014

BRUNO BREITHAUPT (*)

Na última quinta-feira, 16 de outubro, mais um capítulo da precária infraestrutura brasileira e catarinense foi escrito. A BR-280, importante ligação entre o litoral catarinense (São Francisco do Sul) e a fronteira com a Argentina (Dionísio Cerqueira), teve mais uma vez postergada o início de sua duplicação.

Desde o comprometimento com a duplicação, feita há seis anos pelo governo federal, houve pelo menos 20 entraves burocráticos ou jurídicos no processo. Ao mesmo tempo, foram verificados 5,3 mil acidentes, com 3,6 mil pessoas e mais de 140 mortos. A duplicação não começou em razão de ações na Justiça, simples entraves burocráticos, suspeitas de fraudes e até erros de digitação. Ou seja, em mais de seis anos, nenhum quilômetro de estrada foi duplicada.

O novo capítulo envolve mais um atraso. Depois de longa disputa judicial e administrativa, iniciada ainda no ano passado, o DNIT cancelou a licitação do lote 1 da duplicação da BR-280. O trecho entre o Porto de São Francisco do Sul e a intersecção com a BR-101, com 36 quilômetros, novamente ficará parado. A empresa que tinha apresentado a menor proposta financeira foi desabilitada nesta quinta-feira pelo DNIT, novamente postergando o início das obras.

Desta maneira, não apenas os moradores da região perdem, mas todo o Estado de Santa Catarina. Além do risco evidente à vida de quem trafega na rodovia, perdemos mais uma vez em competitividade, já que deixamos de ter uma ligação de qualidade entre nossos produtores e o porto de São Francisco do Sul. Com isso, perdemos geração de riqueza, emprego e renda, perdemos desenvolvimento econômico e aumento de qualidade de vida dos catarinenses, dificultando cada vez mais que o país saia da atual armadilha de baixo crescimento e custos elevados.

Especificamente no caso do comércio, a infraestrutura nacional deficiente, ao aumentar o chamado “Custo Brasil”, encarece os produtos e diminui a rentabilidade do atacado e do varejo. Com menor rentabilidade, a ampliação de estabelecimentos e a criação de novas vagas ficam prejudicadas. Desta forma, se por um lado os empresários fazem sua parte, melhorando processos e aumentando a produtividade interna das empresas, da porta para fora a situação só se deteriora, sendo a BR-280 mais um triste capítulo da falta de compromisso do Estado com o desenvolvimento das empresas e da economia.

(*) Presidente do Sistema Fecomércio em Santa Catarina.
 

Leia também

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar

ECONOMIA 13 abril, 2024

Vendas no varejo restrito cresceu 1,7% em fevereiro

ECONOMIA 11 abril, 2024

Consumidor avalia positivamente o comércio durante a Páscoa deste ano, revela relatório

ECONOMIA 11 abril, 2024

Preços sobem 0,16% em março, de acordo com último relatório do IPCA