A Decisão do STF e o País

Atualizado em 05 maio, 2017

A decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de soltar o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, surpreendeu o país nos últimos dias. Por dois votos a três, a Segunda Turma acolheu o pedido de liberdade apresentado pela defesa de Dirceu para revogar a ordem de prisão decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal. Condenado duas vezes, o petista estava cumprindo pena em Curitiba desde agosto de 2015.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina encara com preocupação esta série de acontecimentos que, seguramente, não servem ao país e nem ao momento que estamos atravessando, no qual debatemos as reformas estruturantes e fundamentais para a retomada do de crescimento no país. Além da prática habitual e profissional no cometimento de crimes de corrupção por parte do petista José Dirceu, a decisão deixa indícios de que um conjunto de forças já atuam em prol da impunidade da Lava Jato e demais investigações que têm desnudado o sistema nacional de representação política. A Fecomércio SC entende que qualquer freio nas investigações ou punições a quem cometeu ilícitos será um duro e inaceitável golpe na sociedade. O Superior Tribunal Federal deve julgar ainda os casos de Palocci e outros políticos no âmbito da Lava Jato, assim como o Superior Tribunal de Justiça e as varas regionais da justiça.

O ativismo político demonstrado por alguns juízes da Suprema corte preocupa a sociedade no exato momento em que vivemos uma necessária transição de sistema político e econômico, pautado pelas Reformas Trabalhista e Previdenciária, mas que pouco ou nada, se tem avançado na Reforma Política tão urgente e indispensável, que preze pela ética e transparência na gestão pública e no combate à corrupção que assola o país. O STF deve nesse momento atuar como o guardião da Constituição Federal, eximindo-se do debate político- partidário, e abdicando da necessidade de estar nos holofotes da imprensa.

A Fecomércio SC confia que neste momento crítico e de transição que vivemos, os cidadãos brasileiros possam contar com a Suprema Corte do Brasil, como órgão máximo da interpretação e decisão em respeito às leis que contribuam para tornar o Brasil um país com uma economia pujante e justo socialmente.

Bruno Breithaupt – Presidente do Sistema Fecomércio SC SESC| SENAC

Artigo originalmente publicado no jornal Notícias do Dia em 05.05.2017

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar