A profissionalização da prática da negociação sindical é pauta da reunião da CNCC

Atualizado em 13 março, 2013

Realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a 1ª Reunião Regional da CNCC (Comissão de Negociação Coletiva do Comércio) abriu na tarde de terça-feira, dia 12 de março, na sede da Fecomércio do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, com uma série de palestras com temas no âmbito da negociação coletiva, debates e informações úteis para os negociadores sindicais. A Fecomércio-SC esteve representada por uma comitiva de mais de 25 pessoas, incluindo diretores da entidade, representantes de sindicatos e negociadores.

O vice-presidente da Fecomércio-SC, Célio Spagnoli, afirmou que a Região Sul é uma das que mais produz para o resto do Brasil e que as negociações coletivas são uma questão de preocupação para os empresários catarinenses. “Esperamos levar deste encontro orientações que nos assegurem realizar negociações efetivas com o segmento laboral. Estas palestras e discussões são muito importantes, pois precisamos conhecer e saber o que está sendo negociado na hora de se assinar um termo de responsabilidade mútua que vai ter reflexos sobre todos os que vivem do setor do comércio”, salientou.

Para o diretor executivo da Fecomércio-SC, Marcos Arzua, é preciso destacar a iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de congregar regionalmente as entidades sindicais patronais para aprofundar as diretrizes e promover o alinhamento nas negociações coletivas do comércio. “É necessário o aperfeiçoamento e a profissionalização da prática da negociação sindical, e é isso o que está se buscando neste encontro”, afirmou.

Anfitrião do evento, o presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, ressaltou a importância de sediar um encontro que trata de assuntos extremamente importantes como as negociações coletivas que ficam sob a responsabilidade de dois lados: o patronal e o laboral. “Desejamos sair deste evento com as técnicas necessárias para que todos os lados sejam atendidos de uma forma harmônica”, afirmou.

O presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, disse que eventos como este mostram que sempre há mais o que aprender e que essa preocupação dos empresários tende a diminuir pois acredita que as reuniões destes dois dias trarão os argumentos necessários para que se tenham boas negociações.

Também fez parte da mesa principal o primeiro vice-presidente da CNC e presidente CNCC, José Roberto Tadros. Ele afirmou que a criação da comissão tem o objetivo de aprimorar a expertise na área de negociação coletiva e de representação sindical para que não haja conflito entre capital e trabalho. “Queremos ajudar a construir um ciclo para que sejam realizados acordos harmoniosos entre empresários e trabalhadores”, salientou.

Panoramas da Negociação Coletiva no Brasil

As palestras do evento, que se encerra nesta quarta-feira, dia 13, seguiram durante a tarde com a apresentação do ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Vantuil Abdala, que traçou um Panorama da Negociação Coletiva no Brasil. “Os povos que mais se desenvolveram são os que comercializaram desde sempre. Não adianta produzir se o produto não vai circular, não vai ser comercializado”, destacou no início da palestra.

Segundo Abdala, o que gera dinheiro é a venda do que é produzido e para que esta venda seja bem sucedida deve-se pensar o todo do comércio, inclusive os trabalhadores. “Os dois lados devem estar organizados. O lado do trabalhador, confesso, está mais bem estruturado para negociar. O lado patronal não está organizado da mesma forma. Por isso, estamos aqui junto com a CNC para que empresários saiam deste local com o embasamento necessário para negociar”, afirmou.

Programação do dia 13:

• 9h às 9h40 – Experiências de Negociação (Auditório SESC/RS)
Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, Luiz Gastão Bittencourt da Silva mediados por Abel Gomes da Rocha Filho (Presidentes da FECOMERCIO-PI, FECOMERCIO-CE e FECOMÉRCIO-SE).
Tema: Negociação Coletiva no âmbito do SICOMERCIO.

• 9h40 às 10h40 – Palestra(Auditório SESC/RS)
Regina Celi Reis de Almeida Queiroz (advogada – integrante do Comitê Jurídico da Associação Brasileira de Supermercados)
Ivo Dall’ Acqua Júnior (Presidente do Conselho de Relações Sindicais da FECOMERCIO-SP)
Tema: Cases de Negociação Coletiva

• 11h às 13h15 – Palestra (Auditório SESC/RS)
Alencar Naul Rossi (Diretor da Alencar Rossi Negociações Coletivas, consultoria especializada em negócios sindicais, planejamento e estratégias de implantação de políticas de recursos humanos e de redução de passivos trabalhistas) e
Magnus Ribas Apostólico (diretor de relações do trabalho da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e Coordenador da Comissão de Negociações da Federação Nacional dos Bancos – FENABAN para condução das negociações coletivas nacionais do Sistema Financeiro. Consultor de Relações Trabalhistas).
Tema: Aspectos Comportamentais da Negociação Coletiva.

• 14h45 às 17h – Grupo de Discussão
Alencar Naul Rossi e Magnus Ribas Apostólico.
Tema: Oficina de Negociação