INSTITUCIONAL

Carta do Comércio é lançada em painel com candidatos ao governo de Santa Catarina

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Três candidatos ao governo do Estado de Santa Catarina, Décio Lima (PT), Gelson Merísio (PSD) e Mauro Mariani (MDB), recebem em primeira mão a  Carta do Comércio SC – sondagem realizada pela Fecomércio SC que mapeia os principais obstáculos nos setores de comércio, serviços e turismo- durante painel de debates nesta terça-feira (18 de setembro de 2018), às 10h, no auditório da Federação, em Florianópolis.

Confira como foi o debate:

> A Carta do Comércio está disponível na íntegra para download. Clique aqui.

Obstáculos para competitividade

O evento é realizado pela Fecomércio SC em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), com apoio da Acats e Adac. Representantes das entidades vão receber os governáveis antes do painel para apresentar os indicadores analisados e as propostas de melhorias.

A Fecomércio SC ouviu líderes empresariais de todas as regiões do Estado para detectar os entraves que impactam na competitividade das empresas catarinenses e possíveis soluções.

“A Carta do Comércio será uma importante ferramenta na agenda política dos empresários, um guia do setor para o plano de governo. Os desafios são grandes em Santa Catarina, especialmente em infraestrutura, que recebeu as piores avaliações e impactam diretamente em um dos principais gargalos do Estado, que é a segurança pública. Por outro lado, a nova legislação trabalhista recebeu boa avaliação e pode proporcionar um ambiente de negócios mais fértil para investimentos, com segurança jurídica, mais geração de emprego e renda no estado”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

A sondagem considera 25 itens de relevância socioeconômica, divididos em oito macrotemas: comércio exterior, concorrência, legislação trabalhista, captação de recursos, condições de inovação, ambiente econômico, sistema legal e tributário e infraestrutura. Os tópicos foram avaliados de 0 a 10 pontos, gerando um índice de dificuldade empresarial. Quanto mais próximo a 10, maior o obstáculo para o bom desempenho do comércio e, consequentemente, para o novo governante.

O documento também traz uma avaliação do serviço público em 2018, no qual os empresários analisam a qualidade da educação, saúde, habitação, saneamento básico e cultura/lazer, oferecidos no Estado.

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa